Como Manter Seu Cão Seguro em Clima Frio

Published by
minuto ler

Só de olhar você já pode dizer que alguns cães são feitos para o frio. Os huskies siberianos, malamutes e São Bernardos latem de alegria: "Traga o frio e a neve!" Suas pelagens são feitas de pelos densos e quentes que os mantêm naturalmente protegidos. Mas outras raças provavelmente tremem ao simples pensamento de ir para fora quando a neve começa a cair.

O frio não é apenas desconfortável para alguns cães no inverno. Pode ser absolutamente perigoso. É por isso que, à medida que as temperaturas caem, é importante tomar precauções de segurança para o seu cão.

Quanto Tempo o Meu Cão Deve Passar Lá Fora?

A superexposição ao frio é tão perigosa para os cães quanto para os seres humanos. Só porque eles têm um casaco de pele de inverno não significa que eles não são suscetíveis às mesmas doenças do tempo frio e lesões que podem afligir os seres humanos. Passar muito tempo no frio pode ser perigoso para a saúde, por isso é importante limitar o tempo ao ar livre durante temperaturas abaixo de zero. Isso não significa que o seu cão não deva passar tempo na neve e no frio além do tempo necessário para fazer suas necessidades. De fato, assistir a um cão dançando na neve pode ser uma das maiores alegrias para os tutores. Atirar bolas de neve e ver o seu cão tentar pegá-las pode ajudá-lo a fazer o exercício que ele precisa para manter o peso no inverno, mas quando você começa a sentir frio lá fora, ele provavelmente está começando a sentir o frio.

Se você tem um cercadinho ao ar livre ou uma casa de cachorro para o seu cão que ele usa durante os meses de verão, certifique-se de trazê-lo para dentro depois de breves períodos fora. Nunca o deixe fora durante a noite. Se ele está acostumado a passar mais tempo ao ar livre, então você pode montar uma área na garagem para ajudar a mantê-lo aquecido. Se ele passar algum tempo em sua casa de cachorro, certifique-se de deixá-lo com lençóis ou toalhas para se aconchegar e trocá-los todos os dias, à medida que esfria. Também é uma boa ideia investir em algumas lâmpadas de aquecimento para ajudar a manter a temperatura da casinha de cachorro regulada.

Seu cão não precisa ser privado do inverno ao ar livre, mas assim como você faria com as crianças, certifique-se de que eles venham para dentro depois de algum tempo para evitar quaisquer problemas de saúde como os listados abaixo.

Como Posso Saber Se Meu Cão Está Com Muito Frio?

O sinal mais óbvio de que um cão está com frio é o tremor, o modo natural do corpo de gerar calor. Outras indicações comuns de que o seu cão pode estar sofrendo com o frio incluem a falta de vontade de ir para fora, movimentos lentos e desajeitados causados por articulações e músculos frios e menos energia do que o normal.

Alguns cães são menos tolerantes ao frio do que outros. O Petcha explica que a gordura corporal, o tamanho, a idade, a pelagem e a saúde geral afetam a tolerância do cão ao frio. É por isso que chihuahuas minúsculos e galgos magros, por exemplo, não são adequados para uma explosão de frio.

O Que Eu Faço Se Ocorrer Hipotermia?Dog Nova Scotia Duck Tolling Retriever walking in winter park holding a Frisbee in his mouth.

É importante prestar atenção se o seu cão está com frio. Apesar de seu revestimento peludo, os cães podem sofrer problemas com risco de morte, como hipotermia e congelamento, se forem deixados no frio por muito tempo.

Sintomas comuns que indicam que seu cão pode ter hipotermia são tremores intensos, indiferença e congelamento. O congelamento em cães ocorre mais frequentemente em áreas expostas, como a cauda, pontas das orelhas, escroto e almofadas dos pés. Você pode dizer que seu cão apresenta congelamento porque a pele afetada fica muito pálida com um tom azulado/branco que é devido à falta de fluxo sanguíneo, explica o PetMD.

Se seu cão está sofrendo de hipotermia, é importante agir rapidamente para prevenir doenças graves ou até mesmo a morte. O PetMD aconselha tomar estas medidas:

  • Traga-o para dentro
  • Envolva-o em cobertores aquecidos em uma secadora ou em um radiador
  • Ligue para seu veterinário e leve-o até ele. Ele vai examiná-lo para garantir que não há efeitos duradouros ou outros problemas como congelamento.

Como Posso Manter Meu Cão Aquecido do Lado de Fora?

Se você tem um cão com pelo mais curto, seja ele naturalmente curto ou estilizado dessa maneira, um suéter ou jaqueta pode lhe dar algum conforto no frio, assim como um casaco faz para você. Talvez considere botas antiderrapantes para o seu cão. Gelo e neve podem se acumular facilmente nas almofadas do seu cão, o que pode resultar em congelamento. Quando ele entrar, certifique-se de secar qualquer neve acumulada em seu corpo, pois ela pode, às vezes, passar por dentro da pelagem. Isso irá ajudá-lo a se aquecer mais facilmente.

Cães no inverno não precisam ser infelizes. Manter o seu cão confortável no frio vai deixá-lo animado para brincar com você no país das maravilhas do inverno. Agora vá buscar algumas bolas de neve!

Biografia da Colaboradora

Kara Murphy

Kara Murphy

 

Kara Murphy é escritora freelance em Erie, na Pensilvânia, que está quase sempre perto do topo da lista de locais com mais neve nos Estados Unidos. Ela tem uma goldendoodle chamada Maddie que adora brincar na neve.

 

Artigos Relacionados