Como Lidar com uma Picada de Vespa ou Abelha

Published by
minuto ler

Cães são curiosos. Eles adoram correr e perseguir coisas, incluindo insetos, que em alguns casos se protegem picando o cão.

HornetMúltiplas picadas são perigosas. Na maioria das vezes, uma picada de inseto é apenas dolorosa e irritante para o seu cão. Ser picado várias vezes, ou picado dentro da boca ou garganta, é perigoso e requer uma visita ao veterinário.

As picadas de abelhas e vespas são venenosas. Os dois tipos mais comuns de insetos que picam são abelhas e vespas. Não é a pequena ferida que causa a dor da picada, mas a pequena quantidade de veneno que é injetada.

  • Um ferrão de abelha é farpado e projetado para se alojar na pele, matando a abelha quando o ferrão se solta do corpo
  • Os ferrões de vespa não são farpados, mas são mais e, se provocados, esses insetos podem picar várias vezes

Na maioria das vezes, os cães são picados em seus rostos ao investigarem um inseto muito de perto. Uma picada no focinho sensível do seu cão é particularmente dolorosa. Alguns cães podem até ser picados na língua ou dentro da boca ou garganta, se eles tentarem morder ou pegar um inseto. Essas picadas podem ser perigosas. O inchaço subsequente pode fechar a garganta do seu cão e bloquear as vias aéreas.

Observe quanto a reações alérgicas. Uma reação grave pode ser causada por um grande número de picadas ou por uma reação alérgica. Sinais de uma reação incluem:

  • Fraqueza generalizada
  • Dificuldade para respirar
  • Uma inchaço que se estende do local da picada 

Se o seu cão está tendo uma reação grave, você precisa levá-lo a um veterinário imediatamente.

Uma picada simples pode ser deixada para lá em segurança. Deve ser incômodo apenas temporariamente. Se um ferrão ainda estiver presente, tente removê-lo raspando-o com uma unha ou um pedaço de papelão rígido. Evite usar pinça para removê-lo, a menos que seja absolutamente necessário, pois isso pode forçar mais veneno a sair do ferrão.

Administre um remédio para dor. Aplicar uma mistura fraca de água e bicarbonato de sódio na área afetada ajudará a reduzir a dor. Você também pode envolver gelo ou um saco de gelo em uma toalha e aplicá-lo na ferida para reduzir o inchaço e a dor.

Mantenha um olhar atento ao seu cão. Observe o seu cão cuidadosamente após o incidente da picada para garantir que uma reação alérgica não se desenvolva. Se vários dias se passarem e o inchaço não diminuir, avise seu veterinário.

Read more Hill’s dog care tips and discover how to choose the right Hill’s® Science Diet® dog food to meet your dog’s specific needs.

Artigos Relacionados