Os Cães Conseguem Entender os Humanos?

Published by
minuto ler

Eles são nossos companheiros mais próximos há milhares de anos. Eles vivem conosco, trabalham conosco e até se tornam parte de nossas famílias, mas os cães conseguem entender nossas palavras e emoções? Por muito tempo, apesar das alegações contrárias de tutores de cães, cientistas e outros especialistas acreditavam que quando um cão parecia entender seu tutor, isso era apenas uma combinação de comportamento aprendido e o tutor projetando qualidades humanas no cão. Mas vários estudos recentes levantaram a questão novamente: “Os cães entendem os humanos?”

Pesquisa Sobre a Cognição dos Cães

Apesar do fato de que a humanidade tem uma relação de longa data com os cães, a pesquisa sobre como os cães pensam e processam as informações é relativamente nova. Em seu livro How Dogs Love Us, o neurocientista da Emory University, Gregory Berns, aponta para Charles Darwin como um pioneiro neste campo de estudo nos anos de 1800. Darwin escreveu muito sobre cães e sua expressão de emoção e linguagem corporal em seu terceiro tratado, “A Expressão das Emoções no Homem e no Animal”. A Phys.org aponta para o primeiro grande estudo moderno conduzido na década de 1990 pelo Professor Associado de Antropologia Evolucionária da Duke University, Brian Hare, então um estudante de graduação na Emory University. Não foi até a década de 2000 que este campo de estudo realmente decolou, contudo. Atualmente, parece que novos estudos sobre como os cães entendem e se relacionam com as palavras, as emoções e a linguagem corporal das pessoas estão surgindo regularmente. O campo de estudo tornou-se tão popular que a Duke University possui até uma área especial conhecida como Centro de Cognição Canina, criada especificamente para esse fim, sob a supervisão do Dr. Hare.

Os Cães Entendem os Humanos?

Então, o que toda essa nova pesquisa descobriu? Os cães podem nos entender? Parece que todos aqueles tutores que insistem que seus cães realmente os entendem estão certos - pelo menos parcialmente.

Entendendo a Fala

Little girl lying on her lawn with her small dog lying on his back next to herEm 2004, a revista Science publicou um estudo sobre um border collie chamado Rico. Rico se popularizou rapidamente no mundo científico, demonstrando sua capacidade fantástica de “mapear rapidamente” novas palavras. O mapeamento rápido é a capacidade de formar uma hipótese rudimentar sobre o significado de uma palavra após uma única exposição, uma habilidade que é comum a crianças pequenas durante seus anos de aquisição da fala. Rico aprendeu os nomes de mais de 200 itens diferentes e foi capaz de identificá-los pelo nome e recuperá-los quatro semanas depois de aprendê-los pela primeira vez.

Um estudo mais recente realizado por pesquisadores da Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que os cães não apenas captam sinais emocionais em nossa fala, mas também são capazes de distinguir entre palavras significativas e rabiscos. O estudo de 2014, publicado em uma edição da revista Current Biology, mostrou que os cães, como os humanos, usam diferentes partes do cérebro para processar esses aspectos da fala. Mais especificamente, eles processam sinais emocionais no lado direito do cérebro e significados das palavras no lado esquerdo.

Entendendo a Linguagem Corporal

Um estudo de 2012 na revista PLOS ONE descobriu que os cães também podem entender os sinais sociais humanos a ponto de serem influenciados por eles. No estudo, os cães foram apresentados com duas porções de alimento de diferentes tamanhos de porção. Por conta própria, a maioria dos cães naturalmente foi para a porção maior. Mas quando as pessoas se envolveram, as coisas mudaram. Foi demonstrado que a reação positiva de uma pessoa à porção menor poderia convencer os cães de que a porção menor era preferível.

Em outro estudo em 2012 publicado na Current Biology, pesquisadores húngaros analisaram a capacidade dos cães de interpretar formas sutis de comunicação em humanos. No estudo, foi mostrado aos cães duas versões diferentes do mesmo vídeo. Em uma versão, uma mulher parecia olhar para o cão, dizendo: “Oi, cão!” em um tom maternal antes de direcionar seu olhar para um pote nas proximidades. Na outra versão, a única diferença era que a mulher mantinha o olhar para baixo e falava em voz baixa antes de olhar para o pote. Quando mostrada a primeira versão, os cães prestaram atenção à mulher e seguiram seu olhar. Com base nessa reação, os pesquisadores determinaram que os cães têm a mesma capacidade cognitiva que um bebê humano de seis a doze meses de idade quando se trata de reconhecer quando eles estão sendo diretamente abordados e tendo as informações transmitidas a eles.

Isso pode não surpreender o Dr. Hare, o chefe do Centro de Cognição Canina da Duke University citado acima, que conduziu seus próprios experimentos em cães e pistas sociais em uma graduação em Emory nos anos 90. De acordo com a Phys.org, a pesquisa do Dr. Hare descobriu que os cães eram melhores que os nossos primos mais próximos, os chimpanzés e até mesmo que crianças humanas, seguindo pistas sutis, como apontar, direção do corpo e movimento dos olhos.

Entendendo a Emoção

Woman presses her head against her beagle's.No início deste ano, um estudo publicado na revista British Biology Letters, da British Royal Society, fez manchetes por descobrir que os cães têm a capacidade de perceber e compreender as emoções humanas. Realizado em um esforço conjunto de pesquisadores da University of Lincoln no Reino Unido e da Universidade de São Paulo, no Brasil, o estudo descobriu que os cães formam representações mentais abstratas de estados emocionais positivos e negativos.

No estudo, foram mostradas aos cães fotos de humanos e outros cães parecendo felizes ou com raiva. As imagens eram acompanhadas por clipes de áudio de vocalizações que também eram felizes ou raivosas/agressivas. Quando a vocalização combinava com a emoção na imagem, os cães passavam uma quantidade de tempo significativamente maior examinando a expressão facial na imagem.

Segundo o Dr. Ken Guo, da Escola de Psicologia da University of Lincoln, um dos pesquisadores do estudo, “Estudos anteriores indicaram que os cães podem diferenciar as emoções humanas a partir de sinais como expressões faciais, mas isso não é o mesmo que reconhecimento emocional,” relata o ScienceDaily.

Ao combinar duas fontes diferentes de informações sensoriais, no entanto, esses pesquisadores mostraram que os cães realmente têm a capacidade cognitiva de reconhecer e entender emoções em humanos.

Por Que os Cães Conseguem nos Entender?

O motivo pelo qual os cães são capazes de nos entender tão bem continua sendo um mistério, mas a maioria dos pesquisadores acredita que é um produto da evolução e da necessidade. Cães e humanos viveram juntos por milhares de anos e, nesse período, passaram a depender de nós como nenhuma outra espécie para seu bem-estar. É possível que a reprodução seletiva tenha desempenhado um papel, já que os cães foram escolhidos para reprodução com base em certas habilidades cognitivas aparentes. Em qualquer caso, faz sentido que uma espécie que vive tão intimamente conosco e seja tão dependente de nós, com o tempo, desenvolva a capacidade de entender e se comunicar conosco.

O Que Isso Significa para Você e Seu Cãozinho?

Agora que você tem uma melhor compreensão da capacidade do seu cão de entender não apenas suas palavras e comandos verbais, mas também suas pistas emocionais, o que isso significa para você e seu amigo canino? Em primeiro lugar, dá-lhe a certeza de que o seu cãozinho tem a capacidade de aprender mais do que apenas “sente”, “fique” e “agite”. Os cães têm uma incrível capacidade de pegar centenas de palavras, como Rico, mencionado cima, ou mais recentemente Chaser, o cão que aprendeu mais de 1.000 palavras. A habilidade da Chaser de mapear rapidamente é incrível; ela consegue escolher um brinquedo baseado no contexto. Se ela é convidada a encontrar um brinquedo que ela não reconhece o nome de uma pilha de seus brinquedos regulares, ela entende que o brinquedo que ela não reconhece deve ser combinado com o nome que ela não reconhece. Essa habilidade prova quão inteligentes nossos companheiros caninos são.

A outra coisa em entender a capacidade cognitiva dos cães envolve a capacidade de pegar pistas sociais. Você já notou que, quando está tendo um dia difícil, seu cãozinho parece se aproximar e tenta se aconchegar mais? É a maneira dele de dizer “Entendo que você está tendo um dia difícil e estou aqui por você”. Saber disso sobre o seu cão pode ajudar a fortalecer seu relacionamento, à medida que você aprende a reagir aos estados emocionais um do outro e a compartilhar os altos e baixos juntos à verdadeira moda familiar.

Os cães conseguem nos entender? De fato, em muitos aspectos, eles conseguem. Então, da próxima vez que você se encontrar tendo uma conversa com seu cão e ele parecer estar realmente ouvindo, tenha certeza de que não é sua imaginação. Seu cão pode não entender cada palavra ou o significado exato por trás delas, mas pode lhe entender melhor do que você imagina. Mais importante, seu cãozinho é capaz de entender que você o ama, então não há necessidade de se sentir bobo (a) por dizer isso a ele.

Biografia da Colaboradora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é mãe de estimação e blogueira de estimação de Tulsa, Oklahoma, onde geralmente escreve sob a supervisão de uma ninhada de bebês peludos.

 

Artigos Relacionados

  • O que Seu Cão Está Tentando Lhe Dizer

    As palavras podem ser importantes para os humanos se comunicarem, mas os cães transmitem emoções por meio da linguagem corporal e dos sons. Embora seu cão pareça entender suas palavras, especialmente se você se esforçar para adestrá-lo com comandos simples como “sente”, “venha” e “fique”, você também precisa trabalhar para entender e traduzir a linguagem corporal canina.
  • Ansiedade de Separação e Seu Cão

    180680638 Aprender sobre o comportamento do seu cão e por isso a ansiedade de separação em cães adultos podem tornar-se um sério problema para os proprietários de animais de estimação.
  • Why Does My Dog Eat Grass?

    If you
  • How to Handle Your Puppy in Season

    180680638 If your female puppy hasn