O que Seu Cão Está Tentando Lhe Dizer

Published by
min read

As palavras podem ser importantes para os humanos se comunicarem, mas os cães transmitem emoções por meio da linguagem corporal e dos sons. Embora seu cão pareça entender suas palavras, especialmente se você se esforçar para adestrá-lo com comandos simples como “sente”, “venha” e “fique”, você também precisa trabalhar para entender e traduzir a linguagem corporal canina.

Os Sons

Se um dia o seu cão começar a falar com você, pegue seu celular, faça um vídeo e leve ao status de celebridade. Até lá, espere por sinais verbais sutis para decodificar a linguagem corporal canina. Os cães se comunicam com sua presença física, no entanto, existem alguns sinais sonoros em que você pode confiar para interpretar o que eles estão pensando ou sentindo.

Arfar

Se um cão está calmo, ele pode arfar em silêncio. Na verdade, pode ser tão imperceptível que você pode classificá-lo como respiração leve. Os cães arfam levemente quando estão felizes ou enérgicos. Se você chamar seu filhote para passear com você, a respiração dele ficará um pouco mais pesada. Os cães também arfam quando estão nervosos.

Arfar de forma pesada é algo para se prestar muita atenção. É um sinal de que algo pode estar seriamente errado com o seu cão. Os cães vão arfar quando estão superaquecidos ou se estão sofrendo de um trauma ou doença crônica. Quando você notar seu cão arfando, deixe-o descansar e tente mantê-lo calmo. Se o arfar persistir por um longo período de tempo, ligue para seu veterinário para agendar um exame para garantir que não haja condições de saúde subjacentes.

Ganir

O ganido é uma vocalização difícil de identificar. O Vetstreet explica que ganir pode ser a maneira de um cão “pedir” algo, como atenção ou refeição. Um cão pode estar animado ou sentindo-se cheio de energia. Outros cães podem ganir como reação ao estresse. Um cão ferido ou doente pode ganir para expressar seu desconforto. Como muitos dos outros sinais de linguagem corporal do cão, é importante procurar outros indicadores para identificar por que seu cão pode estar ganindo.

Ao passar mais tempo com o seu cão, você vai lentamente começar a perceber diferentes tipos de ganidos. Combinados com as pistas corporais, alguns cães irão ganir para tentar chamar sua atenção porque você não está focado neles. Outros cães podem ganir e ir sentar-se próximo à porta dos fundos para que você saiba que eles precisam aliviar-se (parabéns pelo adestramento do seu filhote se este for seu cão). O ganido tende a ter uma conotação negativa, mas neste caso, seu ganido é bom e pode até ser visto como fofo. No entanto, se o seu cão estiver ganindo sem sugestões sutis de que ele está feliz ou precisa ir para fora, pode haver uma preocupação de saúde subjacente para você resolver. Já que os cães não conseguem lhe dizer o que está errado, é melhor levá-los ao veterinário e serem examinados, por segurança.

Latir

Latir é muito parecido com gritar para os humanos. Seu cão está tentando se expressar e a única maneira de conseguir expressar seus sentimentos é latindo. Os latidos dos cães vêm em alturas diferentes e, embora alguns possam ser mais ameaçadores do que outros, é sempre importante prestar atenção aos latidos de um cão. Um latido rápido e contínuo é muitas vezes um alerta. Seu cão pode ter notado alguém em seu território - como um funcionário dos correios - e ele quer que seus colegas de casa (e os outros cães da vizinhança) também saibam. Latidos altos e profundos costumam ser um aviso para estranhos: “Não dê um passo mais perto, não confio em você”. Siga o seu conselho e prossiga com cautela. Finalmente, um latido com ganido geralmente vem de um cão que está ferido. Se você se deparar com um cão que está ganindo, peça ajuda. Ele pode precisar de cuidados urgentes, mas tenha em mente que um cão ferido também pode ser cauteloso e, portanto, pode não ver sua preocupação como uma tentativa de ajudar, mas sim um sinal de perigo.

O uivo é semelhante ao latido que os cães obtêm de suas raízes ancestrais lupinas. É uma nota mais alta para anunciar sua presença e se comunicar com outros cães na região. Embora possa ser alto e irritante, é apenas outra forma de comunicação para o seu cão.

Cantar

Não, seu cão provavelmente não é o próximo grande pop star do mundo, mas os cães podem vocalizar seus latidos de maneira quase cantada. Isso geralmente é feito quando eles estão felizes. Não é incomum encontrar cães que gostem de cantar enquanto você toca piano, dizer o quanto eles estão felizes quando você chega em casa, ou que você saiba que eles gostam de brincar com você. Essa forma de vocalização é apenas uma maneira de eles lhe dizerem que estão de bom humor.

O Corpo

A postura de um cão e outras pistas do corpo são formas de alertá-lo sobre seu estado emocional. Como ele está mantendo seu corpo? Ele está tentando parecer maior do que é? Ele parece se encolher mais perto do chão quando você se aproxima?

O Pelo

Se você está preocupado que um cão pode se tornar agressivo com você e você está sendo cauteloso (a), observe o pelo dele em busca de movimento. Se você notar o pelo se eriçar na parte de trás da cabeça, pescoço ou corpo (semelhante a um gato), ele está comunicando que quer que você mantenha distância. Ele pode estar nervoso ou com raiva. É o jeito do seu corpo de segurar um sinal de “pare” dizendo que ele não se sente confortável com você ou algo mais se aproximando dele. Essa pista pode não ser direcionada para você; também pode ser uma dica sutil para você que há perigo iminente por perto. Como o olfato e a audição do cão são muito melhores que dos humanos, o seu cão pode ser alertado para algo que você pode não notar e ele está tentando fazer com que você saiba para que você fique cauteloso (a) e esteja atento (a).

A Cauda

A cauda de um cão é cheia de pistas de linguagem corporal para você decifrar. Você vê uma cauda abanando? Se sim, o seu cão provavelmente está feliz ou cheio de energia. Está escondida entre as pernas? Esconder é um sinal de medo e pode significar que ele está nervoso. Uma cauda ereta e alerta (também conhecida como cauda pontuda) significa que seu cão está prestando muita atenção. Esta postura é muitas vezes um sinal para cães de caça de que a presa está por perto e você deve ficar quieto e se aproximar com cuidado. Também pode ser um sinal de que seu cão está tentando mostrar dominância ocupando mais espaço físico.Welsh Corgi with ears up sitting facing away.

Postura

A postura corporal geral de um cão irá alertá-lo de seus sentimentos ou intenções. Quando um cão se afasta de você, mantendo o corpo dele perto do chão, ele está sendo submisso a você ou pode estar com medo. Se você perceber que os músculos dele se contraem e ele parece que está tentando parecer maior do que na realidade, esse cão está tentando ser um cão alfa e talvez seja melhor deixá-lo relaxar antes de se aproximar dele.

Se o seu cão está se sentindo calmo, ele também terá uma postura corporal muito relaxada. Suas quatro pernas estarão no chão e você não verá nenhum músculo tensionado. Se ele está confortável com você e não está apresentando nenhum fator de estresse, ele pode deitar-se chão com a barriga para cima, esperando para ser acariciado.

Um cão também pode mostrar seu nível de conforto com você ao tentar acariciá-lo. Isso geralmente é um sinal de que você precisa prestar mais atenção a ele e ele vai enfiar o focinho embaixo da sua mão dizendo “me acaricie, me acaricie”.

A Cabeça

Dependendo da raça, espere variações com as formas e tamanhos das cabeças. Algumas orelhas são longas e caídas, outras são curtas e eretas. Independentemente de como as orelhas, olhos ou boca de um cão se pareçam, você pode aprender muito sobre a linguagem corporal do cão observando a cabeça em busca de pistas.

A posição da cabeça também pode ser um sinal de que seu cão está tentando entender você. Você já notou que seu cão inclina um pouco a cabeça quando você fala com ele? Isso geralmente é apenas uma medida para melhor ajudá-los a ouvir você, relata o Vetstreet. Os cães são ótimos para imitar seus tutores e a inclinação de cabeça pode ser um sinal de que eles simpatizam com você, estão tentando entender melhor o que você está dizendo, ou simplesmente perceber que isso pode levar a algo bom para eles como um petisco ou um bom carinho. Muitas vezes a “inclinação da cabeça” é apenas um sinal de que eles estão tentando entender você.

Boca

Um cão calmo tem um focinho ligeiramente aberto e relaxado. Cães calmos e felizes podem até mesmo tentar lamber seus tutores. Um cão com a boca fechada ou mandíbula cerrada está nervoso. Aqui está outra pista de cães submissos: alguns lambem os lábios e bocejam. Eles fazem isso como uma maneira fisiológica de se acalmar, mas é um alerta para você que o cão está sob coação.

Cães que mostram os dentes fazem isso como um aviso de que ele está sentindo perigo e quer se proteger ou a você. Proceda com cautela, ou até mesmo desista de se aproximar de um cão que está rosnando e mostrando os dentes.

Olhos

Assim como os humanos, a expressão facial é amplamente caracterizada pelos olhos e conhecer um cão em primeira mão ajudará você a identificar com mais facilidade quais emoções os olhos estão transmitindo. Isso não significa que você não pode confiar em algumas pistas de linguagem corporal para decifrar o que os olhos de um cão estão lhe dizendo. Quando um cão está relaxado e calmo, seus olhos parecem normalmente em seu formato normal. Olhos que parecem maiores que o esperado são um sinal de que o cão se sente assustado ou ameaçado. No entanto, os olhos de um cão agressivo podem parecer maiores, por isso procure por outros sinais de linguagem corporal do cão. Os cães que não estão se sentindo bem podem apertar os olhos ou seus olhos podem parecer caídos.

Posição das orelhas

Orelhas para baixo e para trás significa que seu cão está sendo submisso, ou que ele está pronto para você acariciá-lo. Mas quando as orelhas estão para baixo e outros sinais corporais, como os dentes à mostra, estão presentes, pode ser um sinal de que seu cão sente perigo e está preparado para entrar em modo de proteção. Quando as orelhas do seu cão estão para cima, isso pode significar várias coisas. Orelhas para cima podem significar simplesmente que seu cão está prestando muita atenção em algo. Por exemplo, se o seu cão estiver cochilando, mas houver atividade na sala, você poderá notar que suas orelhas vão ficando mais eretas, enquanto nada mais muda em seu corpo. Neste caso, ele está simplesmente ouvindo seu ambiente para identificar se ele precisa se preocupar. Se o seu cão está acordado com as orelhas eretas e de repente parece concentrado, mas não em nada em particular, ele também está ouvindo. Orelhas para cima, eretas e inclinadas para a frente são um sinal de que seu animal de estimação está estimulado e possivelmente agressivo.

Se você tem um cão com orelhas “para cima”, ele pode ter uma orelha para cima e uma para baixo. Esta é apenas outra posição de orelha casual que ele está ouvindo, mas não tão intensamente que esteja procurando por algo.

Se você notar uma mudança significativa nos indicadores de linguagem corporal do seu cão, como um arfar intenso ou olhos caídos, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Ele poderia ter sofrido uma lesão e você quer que ele seja tratado o mais rápido possível.

Biografia da Colaboradora

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de estimação que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar e até mesmo transformar seu público-alvo. Seus textos podem ser encontrados impressos e  em toda a Internet. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

Related Articles