Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Labrador Retriever

Labradores Retrievers são cães robustos e sólidos. São de aspecto quase quadrado, com corpo forte e pernas robustas. A altura máxima para um macho é 60,96 centímetros, o que os coloca na categoria de cães de porte médio, mas sua estrutura robusta faz eles parecerem muito mais largos. Os pesos variam de 38,56 quilogramas para um macho grande a 24,95 quilogramas para uma fêmea menor. Cães criados para a linha de campo costumam ser mais altos e um pouco mais magros.

Labradores Retrievers são facilmente reconhecíveis pela cabeça ampla, orelhas caídas e olhos grandes e expressivos. Duas marcas registradas do Labrador são a pelagem dupla espessa, mas bem curta, que é bastante repelente à água, e a conhecida "cauda de lontra''. A cauda é grossa e robusta e sai quase reta da linha superior. As patas são descritas como "palmadas," com pele mais longa entre os dedos para auxiliar na natação. As cores podem variar de preto a chocolate a vermelho/amarelo ou a ouro mesmo quase branco.

O Labrador Retriever é uma raça de amadurecimento moderadamente rápido, atingindo a idade adulta de seis a 12 meses, mas possivelmente ainda encorpam até os 2 anos de idade. Muitos Labradores chegam aos 12 a 14 anos de idade.

História:

No início dos anos 1800, alguns dos cães polivalentes usados na América do Norte (sobretudo Canadá) por caçadores foram enviados de navio para a Inglaterra. Muitos desses "cães de água" eram do tipo Terra-Nova, mas os menores eram chamados de cães de "São João''. Na Inglaterra, a raça foi desenvolvida e refinada (provavelmente com alguma contribuição de flat-coated retriever) na raça que conhecemos hoje.

Conforme evidenciado pelo nome, Labradores Retrievers foram criados e selecionados por suas excelentes habilidades de busca (retrieving), particularmente na água. Eles trabalharam em parceria com caçadores de patos em todos os tipos de clima e condições. Sua inteligência e desejo de trabalhar em parceria com o homem levou a muitas outras tarefas, e ao seu status atual como animal de estimação popular. Hoje, Labradores se destacam como cães de serviço e cães-guia, animais de estimação da família, cães de faro para os militares, cães de força-tarefa de imigração e incêndio criminoso, cães de busca e salvamento, além de companheiros de caça e cães de apresentação.

A natureza bondosa da raça a levou para o número um no ranking de popularidade na América, uma posição que ela pretende manter. Apesar da sua fama de animais de estimação caseiros, eles ficam ainda mais confortáveis do lado de fora. É preciso sempre lembrar que os Labradores são cães de busca na água em seus corações, e desde cedo os filhotes sentem um forte desejo de carregar coisas por aí com eles e uma grande atração por água, até mesmo poças d'água!

Personalidade:

Em geral, Labradores Retrievers são excelentes cães de família, desde que você mantenha em mente que eles precisam de exercício e treinamento. Estes são cães criados para trabalho e trabalho duro, e eles amam ter uma tarefa para cumprir, particularmente atividades de busca (retrieving).

Labradores geralmente são bons com outros cães, outros animais de estimação, e crianças desde que o treinamento tenha suavizado sua exuberância natural. São cães fortes e precisam de treinamento de obediência desde cedo ou podem ser vistos arrastando seus donos pela rua.

Devido à sua natureza enérgica, Labradores que são deixados sozinhos ou não são bem exercitados podem se tornar destrutivos — mastigar, cavar ou latir em excesso.

Os cães de linha de campo são cães especialmente enérgicos, enquanto alguns cães de linha de exibição se tornam perfeitos sedentários em idade jovem. Mastigar pode ser um problema porque o forte anseio de busca causa neles uma fixação oral. Brinquedos robustos de morder, exercício e treinamento ajudam com isso.

Morando Com:

Obviamente, os Labradores têm várias características cativantes ou não seriam tão populares. Eles são inteligentes e razoavelmente fáceis de treinar, parcialmente por causa de seu desejo de trabalhar com pessoas. Eles são "fáceis de cuidar" e podem se tornar obesos se não se exercitarem e as porções não forem ajustadas conforme a necessidade. Labradores são excelentes cães de família porque eles querem estar com pessoas e muitos não se dão bem como cães de canil.

Labradores tendem a ser protetores de suas famílias e casas, mas em geral também gostam de receber companhia. Com o forte instinto de busca, podem se tornar mastigadores destrutivos se não tiverem brinquedos e orientação adequados. Labradores tendem a "abocanhar" as pessoas, e a solução é simplesmente dar um brinquedo para eles carregarem, para que já fiquem de boca cheia! Estes são cães muito fortes e treinamento desde cedo é necessário para que o cão ande bem na coleira.

A maravilhosa pelagem dupla que mantém o Labrador aquecido enquanto busca caça na água gelada também coloca a raça no topo dos cães que soltam pelo. Normalmente, a pelagem fica bem com uma escovação semanal rápida, mas na época de troca de pelo é preciso escovar diariamente. A quantidade de exercício que ele precisa varia com as diferentes linhas: cães de linha de campo podem correr o dia todo, enquanto cães de exibição só precisam de exercício moderado.

Labrador Retriever num piscar de olhos

Faixa de Peso:

Macho:  29,48-36,29 kg
Fêmea:  24,95-31,75 kg

Altura:

Macho: 23 cm
Fêmea: 22 cm

Características:

Orelhas caídas (naturalmente)

Pelagem:

Comprimento - Curto
Características - Liso, pelagem dupla, denso
Cores - Preto, amarelo, chocolate

Expectativas:

Cuidados com a Higiene - Baixo
Necessidade de Exercícios - 40 minutos/dia
Nível de Energia - Médio


Faixa de Longevidade:

10-12 anos

Tendência a Babar: Baixa
Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa
Necessidade Social/de Atenção: Média

Criado Para: Buscar caça na água

Reconhecimento de Clubes:

RClassificação do AKC - Esportistas
Classificação do UKC - Cão de Caça  

Prevalência: Comum
 
 
 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados