Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Lhasa Apso

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

Lhasa Apsos são cães bem pequenos, variando em altura de 9 a 27,94 centímetros e pesam de seis a oito quilogramas.

Eles são mais compridos do que altos com a cauda portada enrolada sobre o dorso e a cabeça erguida orgulhosamente. Quando esses cães estão em pelagem de exibição completa, as duas extremidades podem parecer a mesma!

A cabeça parece redonda com todos os pelos e as orelhas pendendo em camadas graciosas de pelo longo. A pelagem é uma das características distinguíveis do Lhasa Apso—longa e fluida, pesada e densa. Na face, os olhos podem ser escondidos por uma longa queda de pelos e há também uma longa barba. O focinho é um pouco encurtado, levando a prognatismo inferior.

Praticamente todas as cores são aceitáveis, mas as mais populares são os tons leoninos de trigo, mel ou dourado com preto nas pontas das orelhas, cauda e pelos da barba. Preto, grisalho, ardósia, branco e mesmo parti-cores podem ser vistos.

História:

O Lhasa Apso é uma raça antiga, desenvolvida no Tibete a partir do Terrier Tibetano e cães tibetanos semelhantes do tipo pastores. A conversão do Tibete ao Budismo no século VII DC estabeleceu o Lhasa Apso como uma raça definitiva. Dizem que Buda tinha poderes sobre os leões, e o Lhasa Apso com sua pelagem cheia, cabeça cheia de pelos e cores leoninas era chamado de "o cão leão."

Lamas (padres tibetanos) têm a reputação de reencarnarem como Lhasa Apsos se não alcançarem o Nirvana. O Dalai Lamas não apenas mantinha Lhasa Apsos como animais de estimação, mas também os usava como presentes para convidados honrados. Lhasa Apsos enviados para a China foram usados no desenvolvimento das raças Shih Tzu e Pequinês. Lhasa Apsos não apenas serviram como animais de estimação e companhia, mas também como cães de guarda por causa de sua natureza alerta e latido agudo.

Quando o Lhasa Apso chegou pela primeira vez à Europa e América do Norte, causou confusão e resultou no entrecruzamento com o Shih Tzu e possivelmente o Terrier Tibetano. Em 1930, contudo, as raças foram separadas e os padrões de distinção redigidos.

O cuidado com a higiene pode levar tempo se você mantém um Lhasa Apso em pelagem completa de exibição. Escovação cuidadosa é necessária para remover fragmentos e evitar a formação de nós. Muitos donos de Lhasa Apso tosam seu animal de estimação rente duas vezes por ano para facilitar o cuidado. Lhasa Apsos não têm boa aparência tosados, e correm freneticamente como se estivessem livres do peso do pelo após a escovação!

Personalidade:

Deve-se lembrar o tempo todo que o Lhasa Apso foi criado como cão de guarda e como cão de companhia. Esses cães podem ser indiferentes com estranhos, embora sejam afetuosos com as pessoas que eles conhecem e confiam. O latido agudo de alarme pode se tornar um incômodo se o cão não é orientado sobre quando é apropriado latir.

Lhasa Apsos são cães que se saem melhor com uma quantidade boa de socialização e bastante companhia humana. Eles nem sempre são bons com outros cães, então devem ser socializados com cães e outros animais de estimação, bem como com pessoas desde a infância. Alguns Lhasa Apsos são de natureza suspeita e podem ser arrogantes. Em casa com a família e amigos, contudo, eles são vivazes e podem ser quase tolos.

Morando Com:

Lhasa Apsos são "fáceis de cuidar''; excesso de petiscos ou pouco exercício podem facilmente causar obesidade. Por sorte, por causa de seu tamanho, uma caminhada regular duas ou três vezes por dia é adequada. Lhasa Apsos são cães inteligentes, mas são um pouco teimosos e independentes, então treinamento é imprescindível. Uma mão firme mas paciente funciona melhor.

Lhasa Apsos devem ser bem socializados com pessoas e outros animais, incluindo outros cães, na infância. São excelentes cães de guarda com um latido agudo de alarme. Lhasa Apsos podem se dar bem com crianças, mas devem ser supervisionados e expostos a elas desde cedo. São cães que vivem notoriamente bastante, rotineiramente indo até o fim da adolescência. O detentor do recorde é um campeão da raça que viveu até os 29 anos de idade!

Lhasa Apso num piscar de olhos

Faixa de Peso:

Macho:  5,90-6,80 kg
Fêmea:  5,90-6,80 kg

Altura:

Macho: 27,94 cm
Fêmea: 22,86 cm

Características:

Dorso longo, orelhas caídas (naturalmente).

Pelagem:

Comprimento - Longo
Características - Liso
Cores - Todas as cores são aceitas

Expectativas:

Cuidados com a Higiene - Alto
Necessidade de Exercícios - 20 minutos/dia
Nível de Energia - Médio


Faixa de Longevidade:

12 - 14 anos

Tendência a Babar: Baixa
Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Alta
Tendência a Cavar: Baixa
Necessidade Social/de Atenção: Moderada

Criado Para: Guardar dentro de casa, companhia.

Reconhecimento de Clubes:

RClassificação do AKC - Não Esportista
Classificação do UKC - Cão de Companhia  

Prevalência: Comum
 

A Hill's já transformou a vida de muitos Lhasas pelo mundo, veja abaixo o depoimento de um deles:

transforming lifes Lhasa Apso

"São muitas as coisas que nós mamães nos preocupamos com nossos filhos.. Aqui em casa uma das prioridades é a alimentação de qualidade. Sim, nós comemos, nos alimentamos com Hills @hillspetbr e amamos.. 😋.. Nada de lágrima ácida/lágrima de ferro/cromodacriorreia, pelagem saudável e a saúde perfeita. 🙏🏻" - Linda Elisa

Você pode conferir essa e outras histórias que transformam vidas clicando aqui.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados

Banner Hills Derm Complete

 

Consulte seu médico-veterinário antes de fornecer esta dieta