Por que seu cão deve se exercitar

Publicado por Kara Murphy
Tempo de leitura

Assim como os humanos, os cães sofrem cada vez mais com a obesidade. A Association for Pet Obesity Prevention estima que 54 por cento dos cães estão acima do peso. Os cães que carregam alguns quilos a mais podem ser mais suscetíveis a doenças como a artrite. É por isso que o exercício para cães não é apenas uma atividade divertida para seu amigo peludo, é uma necessidade para mantê-lo fisicamente bem.

Exercitar o seu cão também o mantém feliz! Cães que extravasam regularmente têm menos probabilidade de se envolver em comportamentos destrutivos e que chamam a atenção, como mastigar, latir e morder sem parar. Eles também se sentem mais conectados a você, tornando o vínculo entre os pais e o cão mais forte.

Agora que você está suficientemente motivado para tirar você e seu companheiro de fitness de quatro patas do sofá, vamos falar sobre os tipos certos de exercício para seu cão.

Diferentes necessidades em diferentes estágios de vida

Long-haired black dashchund running in a park with all four paws in the air.

As necessidades de exercícios de um filhote em comparação com as de um cão sênior são obviamente diferentes. Um filhote é uma explosão de energia adorável que pode se envolver em brincadeiras aparentemente intermináveis ​​de buscar, correr em círculos no parque para cães ou perseguir alegremente as crianças pelo quintal por uma tarde inteira. Um cão idoso, por outro lado, pode preferir fazer caminhadas em vez das corridas que costumava adorar. Mas um cão sênior ainda precisa de exercício. Assim como seus colegas humanos, os cães idosos precisam de exercícios para ajudar na mobilidade, manter um peso saudável e ficar mentalmente estimulados. Esteja ciente de como a atividade física afeta um cão que está envelhecendo após o treino. Se seu cão parece sofrer de dores nas articulações ou artrite, converse com seu veterinário sobre como minimizar o desconforto durante o exercício. A natação, por exemplo, é um exercício que dá ao cão um treino, ao mesmo tempo que minimiza a dor nas articulações. Além disso, se você fizer longas caminhadas, certifique-se de levar água para mantê-lo hidratado e tente manter as caminhadas perto dos pontos de parada, caso ele se canse. Se você notar que ele está lutando, certifique-se de parar e descansar.

Conheça as necessidades e limitações do seu cão

A ideia de exercícios saudáveis ​​para cães varia para diferentes raças e tamanhos de cães. Dr. Marty Becker, Médico Veterinário, descreve como as necessidades e habilidades diferem de cão para cão. Leve essas sugestões em consideração na próxima vez que você levar seu filhote para se divertir.

  • Cães com focinho curto, como pequinês e buldogues, não têm muita tolerância para exercícios e podem superaquecer - ou até morrer - se se esforçarem demais. Caminhar costuma ser o melhor exercício para eles. Da mesma forma, nadar não é algo que muitos cães com focinho mais curto façam.
  • Cães com costas longas e pernas curtas, como corgis e dachshunds, são propensos a lesões nas costas. Isso significa que apanhar Frisbees® não deve estar na sua lista de diversão física se tiver uma destas raças. Outras lesões são comuns em raças específicas, portanto, leve em consideração o pedigree e as características físicas do seu cão ao escolher uma atividade.
  • Além disso, esteja ciente do tipo de exercício para o qual seu cão foi criado. Retrievers, por exemplo, são criados para buscar e nadar, então provavelmente vão adorar remar em um lago ou brincar de buscar com você por horas. Os Greyhounds, ao contrário, são criados para rajadas curtas de velocidade. Eles adoram correr, mas depois de um treino curto e intenso provavelmente estarão prontos para uma soneca. Os pastores são criados para rebanho, então leve isso em consideração ao propor exercícios divertidos para ele desfrutar.
  • Qual é o comprimento e a espessura do pelo do seu cachorro? Um cão com uma pelagem grossa, como um Akita ou pastor alemão, pode ficar superaquecido no verão mais rápido do que um cão com uma pelagem curta e fina. Um cão com uma pelagem curta e fina, no entanto, como um Boston terrier ou um boxer, terá menos tolerância ao frio.

A escolha da comida também é importante

Assim como acontece com os humanos, o tipo de comida que um cachorro come pode afetar seu nível de energia. Os alimentos Hill's® também podem ajudar um cão com problemas de saúde específicos que podem afetar sua capacidade de se exercitar. Converse com seu veterinário sobre a comida certa para seu cão ao longo de suas fases de vida.

Você também deve garantir que seu cão mantenha um peso saudável à medida que envelhece. O excesso de peso agrava os problemas físicos e encurta a expectativa de vida. Se seu cão precisa perder alguns quilos, considere alimentos com menos calorias e projetados para controle de peso.

A água também é essencial para o exercício. Certifique-se de que seu cão esteja hidratado antes da atividade física. A falta de água pode levar ao superaquecimento muito mais rápido, causando maiores problemas de saúde.

Comece devagar e evolua

Se você estiver iniciando um novo regime de exercícios com seu cão, certifique-se de não exagerar. Assim como sua família humana, os cães precisam de tempo para desenvolver resistência. Você também deve consultar seu veterinário antes de iniciar um novo regime de exercícios para ver se ele tem algum conselho sobre como começar e que tipo de plano de alimentação seu cão deve manter. Além disso, preste atenção em como seu cão se sente e age durante e após o exercício. Lembre-se, por exemplo, do calor do dia e que o concreto e asfalto podem ser ásperos ou queimar os pés de um cachorro.

Os benefícios do exercício para os cães são imediatos e duradouros. Seu companheiro peludo é importante para você e mantê-lo em forma física o ajudará a ter uma vida longa, feliz e saudável. Agora puxe a coleira, pegue um pouco de água e um saco de lixo e vá em frente!

Contributor Bio

Kara Murphy

Kara Murphy

Kara Murphy é redatora freelance em Erie, Pensilvânia. Ela tem uma gata chamada Olive, cujo brinquedo favorito é uma caixa de papelão.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados