Comportamentos Estranhos dos Cães: Correr Durante o Sono e Muito Mais

Published by
minuto ler

Se você é tutor (a) de um cão, é muito provável que você tenha observado seu cão correr durante o sono e se perguntado o que diabos está fazendo com que as pernas que estão dormindo se movam tanto. Bem, não se pergunte mais! Nós temos a explicação sobre o que faz com que o cão corra durante o sono e outros comportamentos peculiares do sono canino.

Correr, Contrair-se e Latir

Embora pareça que a corrida do sono do cão seja um comportamento distinto das contrações, latidos e outras vocalizações que os cães também fazem durante o sono, a verdade é que esses comportamentos estão todos relacionados e é por isso que acontecem frequentemente ao mesmo tempo. Se você tem um cão que corre em seu sono, contrai-se, late, choraminga ou todos os itens acima, o que você tem de fato é um cão que está sonhando.

Os cérebros dos cães são estruturalmente semelhantes aos dos humanos, de acordo com a Psychology Today e eles passam pelos mesmos padrões elétricos que os cérebros humanos passam durante o ciclo do sono. Isso inclui o movimento rápido dos olhos, também conhecido como sono REM, durante o qual ocorre o sonho. Muitos cães tentam representar fisicamente seus sonhos - o que geralmente envolve relembrar memórias do que eles fizeram naquele dia - e essa é a causa de correrem, latirem e contraírem-se durante o sono.

Posição no Sono

White and brown fluffy dog asleep on her back on the couchVocê pode ter se perguntado por que seu cão sempre se encolhe quando ele se deita para dormir, mesmo quando não está frio. De acordo com o Vetstreet, esse comportamento é um remanescente evolutivo de seus ancestrais. Na natureza, lobos e cães selvagens se enroscam enquanto dormem para proteger seus órgãos vulneráveis de um ataque.

Mas se esse é o caso, então por que alguns cães dormem de costas com suas barrigas expostas? Uma pequena porcentagem de cães fica confortável dormindo dessa maneira – o Vetstreet estima entre cinco e dez por cento. Cães descontraídos e bem-socializados, com temperamentos que estão muito longe de seus primos lobos e ancestrais, podem favorecer essa posição. Se seu filhote gosta de dormir de costas, isso é um sinal de que ele confia em você e se sente seguro em seu ambiente.

Girando em Círculos e Cavando

Outro comportamento estranho que você pode ter observado durante a hora de dormir do seu cão é o hábito de coçar o chão e girar em círculos antes de se deitar, mesmo em uma superfície macia como uma cama ou travesseiro. Este comportamento retoma o mesmo instinto de nidificação que leva os cães a se enroscarem para dormir. Na natureza, seus ancestrais caninos cavariam para amolecer o solo e criar ninhos para deitar, o que ofereceria proteção adicional e ajudaria a regular a temperatura do corpo. Eles também viravam em círculos para conter a sujeira, as folhas ou o forro de grama da cama para deixá-la mais confortável. Por que esse instinto sobreviveu milhares de anos e ainda é forte em cães domésticos hoje permanece um mistério.

Roncar

A maioria dos cães pode soar como serrar troncos em seu sono ao longo do tempo. No entanto, alguns fazem isso com mais frequência do que outros. Os cães roncam pelo mesmo motivo que os humanos - por causa de uma obstrução nas vias aéreas. Esta obstrução pode ter várias causas, incluindo alergias ou doenças respiratórias, obesidade ou a forma do focinho. Os buldogues, por exemplo, são roncadores notórios por causa de seus focinhos compactos.

Embora o ronco ocasional não seja algo para se preocupar, o ronco crônico pode indicar um problema mais sério com o seu cãozinho. Com toda a probabilidade, um cão que ronca muito durante o sono também tem dificuldade para respirar enquanto acordado, adverte o PetMD. Como os cães confiam na capacidade de respirar rapidamente para ajudar a regular a temperatura corporal, a incapacidade de fazê-lo pode ter sérias repercussões em sua saúde. Então, se você tem um roncador crônico, você deve visitar o seu veterinário para determinar a causa do ronco.

Os cães dormem durante horas ao longo do dia, proporcionando muitas oportunidades para observar esses comportamentos peculiares. Então, da próxima vez que você notar seu cão correndo em seu sono, você pode sorrir sabendo que ele está se divertindo perseguindo esquilos ou brincando de correr atrás de objetos.

Biografia da Colaboradora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é mãe de estimação e blogueira de estimação de Tulsa, Oklahoma, onde geralmente escreve sob a supervisão de uma ninhada de bebês peludos.

 

Artigos Relacionados

  • O que Seu Cão Está Tentando Lhe Dizer

    As palavras podem ser importantes para os humanos se comunicarem, mas os cães transmitem emoções por meio da linguagem corporal e dos sons. Embora seu cão pareça entender suas palavras, especialmente se você se esforçar para adestrá-lo com comandos simples como “sente”, “venha” e “fique”, você também precisa trabalhar para entender e traduzir a linguagem corporal canina.
  • Ansiedade de Separação e Seu Cão

    180680638 Aprender sobre o comportamento do seu cão e por isso a ansiedade de separação em cães adultos podem tornar-se um sério problema para os proprietários de animais de estimação.
  • Why Does My Dog Eat Grass?

    If you
  • How to Handle Your Puppy in Season

    180680638 If your female puppy hasn