Um membro da família afetuoso e leal, o Akita fica feliz em ser o único cão e pode ser agressivo com outros cães fora da família.
O tamanho grande do Akita pode torná-lo difícil de controlar, então não é uma raça adequada para todos.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 38,55-58,97 kg
Fêmea: 29,49-49,90 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 68,58 cm
Fêmea: 63,5 cm
Características:
Orelhas eretas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: Média
Nível de Energia: Médio
Faixa de Longevidade: 10-12 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada
Criado Para:
Caçar ursos
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Pelagem dupla
Cores: Qualquer cor
Cuidados com a Higiene: Moderado
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Cães de Trabalho
Classificação do UKC: Raças do Norte
Prevalência: Comum
O Akita é um cão grande e poderoso com aparência decididamente parruda. Sendo apenas um pouco mais longo do que alto, a aparência do Akita é bem equilibrada.
A cauda cheia e curvada é proporcional à grande cabeça. O Akita macho tem entre 66,05 a 71,12 centímetros e pesa cerca de 14,54 quilogramas. A fêmea tem entre 60,96 a 66,04 centímetros e pesa cerca de 36 quilogramas. O peito amplo e pescoço do Akita servem como uma base sólida para a cabeça grande, a característica mais discernível do Akita. A cabeça ampla e focinho curto formam um triângulo quando visto de cima. O Akita tem olhos pequenos e orelhas eretas, dando uma expressão de dignidade à raça. O corpo é musculoso e as patas retas e fortes. A cauda é grande e cheia, e portada alta, geralmente curvada sobre o corpo.
A pelagem do Akita é de comprimento curto a médio e muito densa. O subpelo espesso e macio torna o Akita bem adequado a climas mais frios, embora a pelagem afine consideravelmente durante os meses mais quentes. O pelo externo é um pouco mais longo e áspero. Alguns Akitas têm pelo longo e, embora não seja correto para fins de exibição, são cães atraentes à sua maneira. As cores do Akita incluem branco, rajado e pinto. Akitas brancos não têm máscara. O Pinto tem fundo branco com grandes retalhos de cor cobrindo o corpo. O subpelo pode ser de cor diferente do pelo externo, mas as cores são sempre claras e ousadas. A aparência impactante do Akita contribuiu para o crescimento de sua popularidade.
Personalidade:
O Akita nunca foi criado para viver ou trabalhar em grupos, mas para estar sozinho ou em par. O Akita de hoje reflete essa criação. O Akita fica feliz em ser um cão único, e pode ser agressivo com outros cães que não são do seu grupo familiar. Se adequadamente socializado, um Akita pode aprender a tolerar outros animais, mas provavelmente vai tentar manter seu status de cão número um a qualquer custo. O Akita é leal e afetuoso com sua família e amigos, mas bastante territorial com seu lar e indiferente com estranhos. São excelentes cães de guarda e só latem quando tem alguma coisa realmente errada.
O tamanho grande do Akita pode torná-lo difícil de controlar, então não é uma raça adequada para todos. Ele é extremamente forte e resistente e precisa de treinamento dedicado para ajudá-lo a canalizar energia. Por ser uma raça inteligente, contudo, o Akita pode facilmente se entediar com o treinamento. Ele prospera quando é desafiado e recebe uma tarefa para cumprir.
Morando Com:
Embora o Akita seja uma raça grande e resistente, eles foram criados por séculos como companheiros de casa. A lealdade e devoção que demonstram é amada entre os donos de Akita. Tipicamente o Akita vai seguir você de um quarto para outro em sua casa, como se o seu único propósito na vida fosse proteger você e lhe fazer companhia. Contudo, o Akita pode ter tendências agressivas. Geralmente a agressão é com outros cachorros. Eles não costumam ser agressivos com pessoas, mas seu instinto de proteção é altamente desenvolvido e é preciso ter cuidado quando pessoas não conhecidas entram em sua casa. Quanto às crianças da casa, o Akita será igualmente leal a elas como é com qualquer membro da família. É claro que crianças pequenas em geral nunca devem ser deixadas sozinhas com cães grandes, especialmente quando são novas na família.
Além de sua extrema lealdade, o Akita gosta de ser mantido muito limpo, e aprende facilmente a usar o banheiro. Essas duas características fazem dele um cão desejável para ter em casa. Há quem descreva o Akita como sendo quase "como um gato," por serem tão limpos e sem cheiro.
História:
O Akita é original do Japão onde é considerado como sendo "terno no coração e forte no corpo." A raça ganhou seu nome da Prefeitura de Akita, uma região do norte do Japão onde a raça foi desenvolvida através de cruzamentos de chow chows com os cães japoneses Kari e Tosa. Séculos atrás a raça era apenas para líderes imperiais do país. Originalmente o trabalho do Akita era caçar, proteger e pastorear. Este cão rápido e poderoso era insuperável em sua habilidade de rastrear animais grandes incluindo cervos, alces e ursos pretos. O Akita continua sendo considerado um cão leal e corajoso, e os japoneses agora usam o Akita como cão policial.
Conhecido como um símbolo de proteção, pais japoneses geralmente recebem uma pequena estátua de um Akita quando nasce um bebê. O Akita não é apenas um símbolo de proteção, mas também de saúde, felicidade e vida longa. Em 1931, o governo do Japão declarou a raça Akita como um monumento nacional e um dos tesouros nacionais do Japão.
Helen Keller foi a primeira pessoa a trazer o Akita para os Estados Unidos. Em 1937, visitando a Prefeitura de Akita, ela comentou o quando admirava a raça e que gostaria de ter um para ela. Sua coragem havia inspirado os japoneses, e como gesto de respeito ela recebeu um filhote chamado Kamikaze-Go. Apesar desse filhote ter morrido jovem, ela teve a sorte de receber um segundo Akita e desfrutou de sua companhia por muitos anos.