Um cão ativo e de fácil convivência, o Pastor-australiano ama brincar com crianças e tende a se dar bem com outros animais de estimação.
Pastor-australiano Num piscar de olhos
Pastores-australianos são ótimos animais de estimação da família, pastores, cães policiais e competidores em competições de obediência.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 22,98-29,48 kg
Fêmea: 18,15-24,95 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 55,88 cm
Fêmea: 50,8 cm
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 12-14 anos
Tendência a Babar: Moderada Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Pastoreio
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Pelagem dupla, lisa
Cores: Preto, vermelho, merle azul, merle vermelho, todos com ou sem castanho, e com ou sem branco
Cuidados com a Higiene: Moderado
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Pastoreio
Classificação do UKC: Cães Pastores e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços)
Prevalência: Comum
Pastores-australianos são cães de tamanho médio com estrutura sólida e centro de gravidade baixo.
Eles têm cerca de 18 a 58,42 centímetros de altura, e pesam de 18 a 27 quilogramas. Os machos em geral são mais altos e mais pesados do que as fêmeas. Aussies vivem cerca de 10 a 12 anos.
Aussies têm uma pelagem exuberante de comprimento médio que é lisa ou levemente ondulada. Eles têm plumagem na parte de trás das patas e uma juba generosa ao redor do pescoço. A cor da pelagem varia e pode ser azul ou merle vermelho ou vermelho ou preto tricolor, todos com manchas brancas e/ou castanhas. A maioria dos Aussies tem uma cauda naturalmente curta, mas às vezes a cauda é cortada se for maior que 10,16 centímetros.
Personalidade:
Aussies são cães ativos mas fáceis de conviver que amam brincar com crianças. Eles tendem a se dar bem com outros animais de estimação. A raça é considerada extremamente inteligente e fácil de treinar. Aussies são conhecidos por serem especialmente ávidos para agradar seus donos.
Fieis ao seu instinto de pastoreio, Aussies são bastante protetores de suas famílias e território e vão avisar se um estranho se aproximar, mas eles não são considerados agressivos.
Morando Com:
Pastores-australianos, particularmente aqueles das linhagens de trabalho da raça, são cães ativos que precisam estar ocupados. Se deixados sozinhos e confinados, eles ficam infelizes e podem se tornar destrutivos. São mais adequados para a vida no campo ou, no mínimo, devem ter um quintal cercado grande e donos que queiram passar tempo com seu cão.
Aussies perdem pelo em quantidade média. Apesar de sua pelagem exuberante, escovação semanal com uma escova de cerdas e banho ocasionalmente conforme a necessidade mantém a qualidade do pelo e ajuda a evitar a formação de nós.
História:
Os relatos históricos sobre a origem do Pastor-australiano variam muito entre as várias fontes. De acordo com uma teoria, Aussies foram totalmente desenvolvidos nos anos Estados Unidos para trabalhar nos ranchos. Seus ancestrais podem ter sido cães pastores espanhóis que se originaram na região basca da Espanha e França e foram trazidos para os Estados Unidos com rebanhos de ovelhas Merino no início da época colonial. O Collie também pode estar no histórico da raça. Os cães são chamados de Pastor-australiano apenas porque foram associados com os pastores bascos que vieram pela Austrália para os Estados Unidos nos anos 1800.
Além de trabalhar como pastores, Aussies servem como cães policiais, detectores de narcóticos e competidores em competições de obediência. Eles também são ótimos animais de estimação de família. São uma adição recente ao grupo de pastores do AKC; alguns criadores de Aussie temem que o reconhecimento do AKC possa criar ênfase indevida na aparência em detrimento da habilidade. O Australian Shepherd Club of America foi o principal registro de Aussies antes do reconhecimento do AKC e permanece sendo uma força poderosa na raça.