Um cão extremamente alerta e inteligente, o Boiadeiro Australiano é leal aos donos e desconfiado de estranhos. A raça é altamente enérgica e inadequada para viver em apartamento.
Boiadeiro Australiano Num piscar de olhos
Boiadeiros australianoss prosperam quando recebem uma tarefa. Tendem a se tornar destrutivos quando estão entediados.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 15,87-20,411 kg
Fêmea: 15,87-20,411 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 48,26 cm
Fêmea: 45,72 cm
Características:
Orelhas eretas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 10-13 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada
Criado Para:
Condução de gado, competições de pastoreio
Pelagem:
Comprimento: Curto
Características: Pelagem dupla, lisa
Cores: Azul ou azul-manchado com ou sem outras marcas, salpicado de vermelho
Cuidados com a Higiene: Moderado
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Pastoreio
Classificação do UKC: Cães pastores e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços)
Prevalência: Mais ou menos
O boiadeiro australiano é robusto, compacto e tem uma base sólida.
Uma cabeça forte e crânio levemente curvado e amplo anunciam a descendência do dingo. As bochechas são musculosas e o focinho e as mandíbulas são poderosos na aparência. Suas orelhas eretas de tamanho médio, ar suspeito e dentes fortes conferem ao ao cão boiadeiro um comportamento ligeiramente intimidante.
O pescoço do Boiadeiro é excepcionalmente musculoso e um tanto atarracado. Os ombros são largos e o peito profundo. A cauda é inserida baixa e pende na altura do jarrete. Sua constituição sólida tem de 43,18 a 50,80 centímetross na cernelha, os machos sendo um pouco maiores do que as fêmeas.
A pelagem dupla consiste de uma camada externa protetora de pelos moderadamente curtos, lisos e de textura média, e uma camada curta e densa por baixo. Os cães boiadeiros têm dois esquemas de cores diferentes: vermelho salpicado e azul. "Blue heelers" como a última variedade é chamada às vezes, são azuis ou azul-manchado, com manchas pretas, azuis ou castanhas na cabeça; e o subpelo é geralmente castanho. A variedade vermelha tem pontos vermelhos uniformes, (dos genes do Dálmata), com ou sem marcas vermelhas mais escuras na cabeça.
Personalidade:
Criado para realizar tarefas desafiadoras, o boiadeiro australiano é extremamente alerta, inteligente, atento e corajoso. Altamente confiáveis, possuem um senso de dever tenaz. Leais aos donos e desconfiados de estranhos, são altamente protetores quando usados como cão de guarda, embora não latam. O boiadeiro australiano tende a ser agressivo com outros cães e pode mostrar dominância e comportamentos de pastoreio com crianças.
Morando Com:
Esses cães são altamente enérgicos e precisam de ampla oportunidade de se exercitarem. Certamente não adequados para viver em apartamento, os boiadeiros australianoss prosperam quando recebem uma tarefa. Tendem a se tornar destrutivos quando estão entediados.
Boiadeiros australianos são adequados a qualquer clima. Trocam de pelos uma ou duas vezes por ano. Escovação semanal é aconselhável para manter a pelagem saudável.
História:
O boiadeiro australiano foi uma verdadeira criação aventureira. A raça como a conhecemos hoje é o ápice de muita experimentação para criar o cão ideal para o pastoreio de gado de corte na Austrália. A necessidade de um cão boiadeiro adequado apareceu no início dos anos 1800 quando os colonos começaram a ir para o oeste de Sydney para utilizar as vastas terras de pastagem. Aqui, as propriedades muitas vezes tinham centenas, até milhares de milhas quadradas de terras não cercadas. Para os Boiadeiros ingleses que eram usados naquela época para o pastoreio, as altas temperaturas, terreno hostil e longas distâncias eram demais para eles. Além disso, seu traço de latida e cabeçada, desejável para lidar com ovelhas e gado calmo, fazia o gado selvagem debandar.
Muita tentativa e erro genético se seguiu. Eventualmente, uma fórmula vencedora foi descoberta. Collies de pelo liso, merle azul das terras altas, importados da Escócia, foram cruzados com o dingo selvagem nativo para produzir trabalhadores silenciosos conhecidos como Hall's Heelers. Os heelers foram cruzados com Dálmatas importados para incutir o amor aos cavalos e a lealdade ao mestre. Esses cães Bagust salpicados (dos irmãos Jack e Henry Bagust), foram cruzados com kelpies pretos e castanhos, cães pastores valorizados por sua resistência para trabalho. O resultado foi um cão compacto, de estrutura semelhante ao dingo, mas mais rubusto. Foram produzidas variedades azuis e vermelhas, a última ganhando maior popularidade.
Sua resistência para o trabalho, estilo silencioso de pastoreio e devoção obediente aos donos tornaram estes cães altamente procurados por fazendeiros e vaqueiros. Até o fim dos anos 1800, a raça (conhecida inicialmente como Heeler australiano e mais tarde como boiadeiro australiano) foi amplamente reconhecida e padronizada na Austrália. O boiadeiro australiano foi aceito para registro no American Kennel Club (AKC) em 1980.