Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Cão de Crista Chinês

Seja a variedade sem pelo ou a peluda de pelagem sedosa, o cão de Crista chinês é um cão vivaz e amável. Embora a variedade sem pelos pareça de ser fácil de cuidar, não é bem assim.

Cão de Crista Chinês Num piscar de olhos
The Chinese Crested Dog Breed

Duas variedades distintas podem ser encontradas na mesma ninhada de Cão de Crista chinês: sem pelo (exceto cabeça, cauda e pés) e powder puff (todo coberto).

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 2,27-5,44 kg 

Fêmea: 2,27-5,44 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 33 cm

Fêmea: 27,94 cm

Características:

Orelhas eretas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: < 20 minutos/dia 

Nível de Energia: Médio

Faixa de Longevidade: 13-15 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Baixa

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta

Criado Para:

Caçar ratos, cão de colo, curiosidade

Pelagem:

Comprimento: Sem pelo: Longo na cabeça, pés e cauda/Pelo longo (Powder puff): Longo

Características: Liso

Cores: Qualquer cor é permitida

Cuidados com a Higiene: Alto

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Toy

Classificação do UKC: Cão de Companhia

Prevalência: Mais ou menos

Um cão do tipo toy, o Cão de Crista chinês tem ossos finos, é elegante e gracioso.

Alegre e alerta, esses cães são companheiros amorosos. O peso varia de dois a cinco quilogramas e medem nove a 33,02 centímetros no ombro.

Duas variedades distintas podem nascer na mesma ninhada: sem pelo — pelos apenas na cabeça, cauda e pés, e powder puff — completamente coberto de pelos. Um único gene dominante causa a característica sem pelo; os cães com duas cópias do gene para falta de pelo não sobrevivem ao estágio embrionário. É por isso que as duas variedades são necessárias para que a raça sobreviva.

A variedade sem pelo tem pelo em algumas partes do corpo: a cabeça (chamado de crista), a cauda (chamado de pluma), e nos pés, dos dedos das patas da frente e articulações do jarrete (chamado meias). A textura de todo o pelo é macia e sedosa, com mechas longas. A localização do pelo não é tão importante quanto o tipo geral. Áreas com pelo geralmente vão ficando sem pelo gradualmente.

Sempre que o corpo não tem pelo, a pele é macia e lisa. Uma crista começa no topo da cabeça (a testa das pessoas) e diminui entre a base do crânio e a parte de trás do pescoço. Pelo nas orelhas e face é permitido no sem pelo e pode ser aparado para manter a limpeza nas duas variedades. Asim como na maioria das raças sem pelo, os indivíduos costumam ter dentes torcidos ou faltando.

A variedade powder puff é completamente coberta por uma pelagem dupla macia e sedosa. Um exame cuidadoso revela pelos longos e finos sobre um subpelo curto e sedoso. A pelagem é lisa e de densidade e comprimento moderados. Qualquer cor ou combinação de cores é aceitável. Os cuidados com a higiene são mínimos.

Personalidade:

Um cão vivaz e amável, essa raça toy consegue roubar os corações de seus guardiãos e rapidamente ficar bem mimado. O Crista chinês tem uma expectativa de vida de 12 a 13 anos.

Morando Com:

Um companheiro afetuoso, o Cão de Crista chinês é um cão vivaz e amável. É um perfeito aquecedor de colo, já que a falta de pelos aumenta a troca de calor corporal. Mas ele não precisa ser protegido contra extremos de temperatura, seja quente ou fria. Embora a variedade sem pelos pareça de ser fácil de cuidar, não é bem assim. Além de cortar as unhas regularmente, é preciso tratar o pelo regularmente para manter a boa aparência das duas variedades.

A variedade sem pelo precisa de banhos frequentes para manter a saúde da pele. Você pode ter que remover pelos indesejados para manter a aparência desejada. Muitos cristas têm pelo facial naturalmente e alguns têm excesso de pelos corporais. A pele pode sofrer queimaduras após exposição prolongada ao sol. Também pode desenvolver cravos.

O powder puff requer cuidados frequentes para manter a pelagem sedosa e solta.

História:

Não há provas documentais de que o Crista chinês teve origem na China. Uma das várias raças sem pelo no mundo, eles podem ter se desenvolvido a partir de cães sem pelo que apareceram em ninhadas de cães primitivos como resultado de mutações. As semelhanças entre o Crista chinês e os cães sul americanos sem pelo sugerem que essas raças podem ser parentes distantes.

Descrições desta raça são encontradas em registros desde o fim dos anos 1800. O Crista chinês foi temporariamente popular no fim dos 1800 e início dos 1900 nos Estados Unidos, depois se popularizou novamente nos anos 1970. A promotora mais famosa da raça foi Gypsy Rose Lee. O reconhecimento pelo AKC veio em 1991.

Artigos Relacionados