Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Lébrel Escocês

 

Amigável e sensível, o Lébrel se contenta em relaxar a maior parte do dia. Entretanto, sua herança de corrida demanda que ele se exercite vigorosamente uma vez por dia. Assim como qualquer cão de grande porte, ele precisa de bastante espaço e muita comida.

Lébrel Escocês Num piscar de olhos
The Scottish Deerhound Dog Breed

Lébrel gostam de clima frio e costumam deitar sobre superfícies duras e frias. Esse hábito tende a produzir calos que não se curam facilmente.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 38,55-49,90 kg 

Fêmea: 34,02-43,10 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 76,2-81,28 cm

Fêmea: 71,12-76,20 cm

Características:

Dolicocefálico (cara longa)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia

Nível de Energia: Descontraído

Faixa de Longevidade: 8-11 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Baixa

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada

Criado Para:

Perseguir cervos

Pelagem:

Comprimento: Médio

Características: Pelagem dura

Cores: Cinza, cinza rajado 

Cuidados com a Higiene: Baixo

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Cães de caça e presa

Classificação do UKC: Hounds de Visão e Cães Primitivos

Prevalência: Raro

O Lébrel escocês é melhor descrito como um galgo grande disfarçado em uma pelagem de cerdas. A raça tem as características típica da família dos galgos de patas longas e esguias, corpo relativamente estreito, peito profundo, abdomen para dentro, lombo arqueado e cauda longa.

À primeira vista este cão poderia ser confundido com o Lébrel Irlandês, mas o Lébrel escocês é bem mais esguio e refinado, e essas características são especialmente evidentes em sua cabeça longa e elegante.

Embora sejam menores do que o Lébrel irlandês, o Lébrel escocês ainda é um cão bastante grande e, especialmente, alto. Lébrel machos têm em média 76,2 a 81,28 centímetros de altura e pesam 38 a 50 quilogramas.

A pelagem áspera é melhor descrita como dura ao toque, com 7,62 ou 10,16 centímetros na parte mais longa. Essa pelagem é ideal não apenas para proteger contra tempo úmido e frio, mas também ela se livra da poeira facilmente, e não costuma cair. As profusas sobrancelhas e barba do lébrel aumentam a expressão régia da raça.

Personalidade:

O lébrel escocês ama relaxar. Eles são descontraídos, até teimosos. Ficam vendo o mundo passar com diversão natural a eles, como se tudo fosse um show organizado para o seu entretenimento — isto é, até passar alguma coisa que valha a pena perseguir. Aí o lébrel se transforma em um caçador corredor, correndo atrás de sua presa fugidora em perseguição implacável, para não voltar até a perseguição estar concluída.

As lições de obediência devem ser encaradas com senso de humor e uma postura de "Vamos tentar de novo mais tarde". Essa atitude não é uma questão de dominância, mas sim a incapacidade por parte do cão de entender o ponto principal da coisa toda. Dê ao lébrel uma razão para mostrar desempenho, contudo, e ele ficará mais do que disposto a agradar você, mesmo que seja de maneira um tanto despreocupada.

Como a maioria dos hounds de visão, os Lébrel escocêses são cães muito sensíveis, e cães de uma só família. São amigáveis, mas não gregários, com estranhos. Como cão de guarda ou cão de proteção, eles realmente não levam jeito.

Morando Com:

O lébrel precisa de espaço para se esticar, seja dormindo em sua cama ou correndo no campo. Assim como qualquer cão excepcionalmente grande, os donos precisam levar em consideração os gastos maiores com alimentação, medicamentos e estadias que eles significam. Não é justo pegar um lébrel e querer que ele se esprema em um mundo em miniatura. Afinal de contas, essa raça evoluiu vivendo em castelos e correndo entre grandes extensões.

A natureza descontraída do Lébrel escocês significa que ele se contenta bem em relaxar a maior parte do dia. Entretanto, sua herança de corrida exige que ele tenha uma chance de se esforçar ao máximo uma vez por dia. Mas fique atento: sua herança de perseguição exige que você tome muito cuidado ao exercitá-lo, porque eles podem correr atrás de qualquer coisa que se mova. Como a maioria dos hounds de visão, eles esperam que os carros parem quando correm na frente deles.

Lébrel gostam de clima frio e costumam deitar sobre superfícies duras e frias. Esse hábito tende a produzir calos que não se curam facilmente. O lébrel não troca de pelo, mas a pelagem precisa ser escovada ou penteada semanalmente, e os pelos mortos precisam ser arrancados à mão duas vezes por ano. A barba tende a pingar depois de beber água, e deve ser lavada com frequência.

Como todas as raças muito grandes, o Lébrel escocês em geral não vive muito, em média oito a 11 anos.

História:

A origem exata do Lébrel escocês se perdeu nas brumas das Terras Altas da Escócia. Galgos de pelagem longa eram conhecidos há muito tempo, e até a Idade Média esses cães estavam bem estabelecidos na Escócia. Esses corredores de pelo longo eram inigualáveis quando se tratava de capturar cervos nas duras condições das Terras Altas da Escócia, tanto que eram acumulados pelos chefes da Terras Altas. Com o fim do sistema de clãs, os números da raça despencaram, até que eles beiraram a extinção em meados de século XIX.

Com o advento das exposições de cães e a atenção especial que essas exposições trouxeram para as raças aristocráticas, o Lébrel escocês foi puxado da beirada e desde então tem uma popularidade modesta entre pessoas que apreciam as melhores coisas da vida. Os Lébrel sempre foram mais do que apenas caçadores extraordinários e um enfeite elegante para a lareira do castelo; a raça agora está provando que sua maior habilidade é ser um nobre companheiro para pessoas comuns.

Artigos Relacionados