O Puli é ativo, inteligente, autoconfiante, dono de si e manipulador, mas fortemente dedicado à sua família. Continua sendo alegre e brincalhão em idade avançada.
Como um cão pastor, o puli tende a circular e frequentemente tenta "conduzir" as pessoas mordiscando seus calcanhares.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 11,34-15,88 kg
Fêmea: 11,34-15,88 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 43,18 cm
Fêmea: 40,64 cm
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 12-16 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Alta
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Pastoreio
Pelagem:
Comprimento: Longo
Características: Enrolado, acordoado
Cores: Preto sólido, preto ferrugem, cinza, branco
Cuidados com a Higiene: Alto
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Pastoreio
Classificação do UKC: Cães Pastores e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços)
Prevalência: Raro
O puli é um cão de porte médio e ativo de aparência singular.
Ele porta a cauda enrolada próxima ao dorso de sua pelagem acordoada. Às vezes é difícil dizer se ele está indo ou vindo, o que garante o apelido, 'puxa, empurra'.
A pelagem densa e resistente à água é abundante em todas as partes do corpo. A camada externa é cacheada ou crespa, mas nunca sedosa. O subpelo é macio, com aspecto de lã e denso. A pelagem se enrola facilmente e, se permitido que se desenvolva naturalmente, forma cordas no adulto. As cordas são como lã, e variam de formato e espessura, são planas ou arredondadas, dependendo da textura da pelagem e do equilíbrio entre o subpelo e o pelo externo. Com a idade (4 a 5 anos de idade), a pelagem pode ficar bem comprida, chegando até o chão. As cordas não caem, o que torna o cão hipoalergênico.
A cor da pelagem no puli inclui as cores sólidas de preto ferrugem, preto, branco, e todos os tons de cinza. A pele totalmente pigmentada tem uma matiz azulada ou cinza qualquer que seja a cor da pelagem.
O peso de um puli depende da altura (15 a 43,18 centímetros para fêmeas e 16 a 45,72 centímetros para machos) e da quantidade de pelos. Uma pelagem madura, totalmente acordoada pode pesar cinco a 3,18 quilogramas (dois ou três quilogramas).
Personalidade:
Este cão ativo, inteligente, autoconfiante, dono de si e manipulador é fortemente dedicado à sua família e amigos. O puli é um cão extremamente inteligente com senso de humor e continua alegre e brincalhão em idade avançada. Criado para ser o único companheiro de um pastor trabalhando sozinho dos campos, o cão é acima de tudo uma companhia inseparável. O puli pode ser extrovertido ou discriminatório em suas relações com aqueles de fora da família.
Embora seja um cão pastor, acima de tudo o puli é um companheiro da família e guardião da família e rebanho. Esse cão sente que seu lugar na vida é com sua família e vai sempre colocá-los em primeiro lugar e voltar para ver como estão, seja saindo para investigar algo, trabalhando com seu rebanho ou latindo para dar alarme. O puli é um bom cão de guarda mas não costuma latir inadequadamente.
Morando Com:
Como um cão pastor, o puli tende a circular e ser bastante ativo. O Puli sempre vai tentar "conduzir" suas pessoas mordendo os calcanhares dos donos. Se for treinado adequadamente e exercitado diariamente, o puli vira um excelente companheiro da família.
Por causa da densidade da pelagem acordoada, deve-se tomar cuidado especial para evitar que o cão aqueça demais. Se um puli estiver nadando, seja na piscina ou no lago, preste bastante atenção e o ajude a sair da água se ele se cansar. Lavar e secar a pelagem completamente acordoada pode ser bastante trabalhoso.
História:
O puli é uma raça húngara antiga com origem asiática. Acreditava-se que o puli era descendente do Terrier tibetano. O Tibetano foi trazido para a Hungria antes de 900 DC por tribos nômades. O nome "puli" significa "vaqueiro" e "destruidor."
Cor e tamanho desempenharam um papel enorme no desenvolvimento do puli como cão pastor. O puli de cor mais clara guardava os rebanhos de ladrões e animais selvagens à noite, mesclando-se às investidas. O puli de cor escura era usado para conduzir o rebanho durante o dia. A raça sempre foi conhecida por seu instinto de pastoreio.
Quase toda a criação de cães foi destruída na Hungria durante a Segunda Guerra Mundial, mas até então o puli já havia conquistado seu lugar como companheiro. Os cães foram levados para outros países e a criação teve continuidade para preservar a raça, mas notadamente na América do Norte. Em 1935, alguns exemplares da raça foram importados para os Estados Unidos para serem usados em um experimento com cães pastores. Embora a Segunda Guerra Mundial tenha interrompido esses experimentos, os cães haviam causado impacto na América.