Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Collie ou Collie Escocês

 

Descrito como "doce," e com forte desejo de agradar, o collie tende a se dar bem com todos, incluindo outros cães. Essa raça é a favorita das famílias com crianças pequenas, pois o cão é muito tolerante.

Collie ou Collie Escocês Num piscar de olhos
The Collie or Scottish Collie Dog Breed

Collies não vivem tanto quanto outras raças do mesmo porte. Sua expectativa de vida costuma ir de 8 a 12 anos.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 27,21 kg

Fêmea: 22,68 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 63,5 cm

Fêmea: 58,42 cm

Características:

Dolicocefálico (cara longa)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia

Nível de Energia: Médio

Faixa de Longevidade: 8-12 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Alta

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada

Criado Para:

Pastor de ovelhas

Pelagem:

Comprimento: Longo/Curto

Características: Pelagem dupla, lisa

Cores: marta e branco, tricolor, merle azul, branco e castanho

Cuidados com a Higiene: Alto

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Pastoreio

Classificação do UKC: Cães pastores e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços) 

Prevalência: Comum

Collies não vivem tanto quanto outras raças do mesmo porte. Sua expectativa de vida costuma ir de 8 a 12 anos.

O collie é um cão de porte grande para médio, com o macho sendo um pouco maior que a fêmea. A raça varia em 55,88 a 66,04 centímetros de altura e 23 a 34 quilogramas de peso. Collies são cães razoavelmente quadrados, com olhar expressivo e focinho longo. Idealmente, a ponta da orelha se dobra, embora a orelha de alguns cães se mantenha em pé.

Uma das marcas características do collie de pelagem áspera tem a pelagem abundante. Idealmente, a pelagem é um tanto áspera e bastante longa, especialmente na cauda, quarto traseiro e ao redor do pescoço formando um colarinho farto. O  collie de pelagem macia tem pelagem curta e densa, mas ainda possui um colarinho aparente (apenas mais curto) ao redor do pescoço. A cauda tende a ser portada baixa nas duas variedades.

Collies vêm em uma variedade de cores, incluindo marta (a cor clássica da "Lassie"), tricolor e merle azul. Geralmente possuem manchas brancas, incluindo branco ao redor do pescoço e descendo até o peito, e às vezes uma mancha branca na cabeça ou pés brancos. Collies brancos, preferencialmente com algumas marcas coloridas, estão sendo vistos com mais frequência, mas essa cor pode ser associada a problemas de saúde e não costuma ser muito encontrada.

Collies não vivem tanto quanto outras raças do mesmo porte; sua expectativa de vida costumar ir de 8 a 12 anos.

Personalidade:

O collie é melhor descrito como "doce." Essa raça tende a se dar bem com todos, desde animais de estimação da casa até os bichinhos do vizinho no fim da rua. Esta é a raça favorita de famílias com crianças pequenas, pois o cão é muito tolerante. Raramente você vai encontrar um collie tímido, pois a maioria é extrovertida e amigável.

Como a maioria dos cães pastores e boiadeiros, contudo, o collie é bastante inteligente e não se sai bem sem atenção e treinamento. Uma mão firme mas gentil funciona melhor no treinamento, já que este cão tem um temperamento bastante suave.

Collies podem ser vistos beliscando os calcanhares de crianças rebeldes, como se as crianças fossem ovelhas. Deixados por conta própria, os collies podem cavar extensivamente e também mastigar. A reclamação mais comum, contudo, é que o latido de alerta pode rapidamente se tornar um latido incômodo.

Morando Com:

Collies são razoavelmente fáceis de se ter, e precisam de uma quantidade mínima de ração de boa qualidade. Precisam se exercitar, mas não são de "alta octanagem" como o border collie. Uma caminhada longa uma ou duas vezes por dia é o suficiente para a maioria dos collies adultos; filhotes precisam de mais.

Collies são inteligentes e foram criados para trabalhar com as pessoas, então possuem um forte desejo de agradar. Precisam de companhia humada e atenção e não ficariam bem se deixados do lado de fora ou em um canil. Eles têm um excelente "latido de alerta," se bem que tendem a acompanhar o latido com a cauda abanando ao invés de ameaçar. Sem treinamento, alguns collies tentarão pastorear crianças e podem beliscá-las nos calcanhares.

Cuidado com a higiene é uma tarefa grande com um collie de pelagem áspera. Eles devem ser escovados diariamente ou pelo menos três vezes por semana. Durante as épocas de troca de pelo, eles podem precisar de banho extra ou escovação. Alguns cães de pelagem longa não têm o pelo tão espesso e cheio, então o cuidado é mais simples. Nesse aspecto os cães de pelagem curta são bem mais fáceis de se cuidar. Uma escovada rápida na pelagem uma ou duas vezes por semana será o bastante para mantê-los com uma boa aparência.

História:

O collie, ou Collie Escocês como a raça é chamada às vezes, vem das Terras Altas da Escócia e provavelmente tem um ancestral em comum com o border collie. Há quem diga que o nome "collie" vem da palavra em gaélico para útil. Certamente estes cães foram úteis desde o começo, trabalhando como cães pastores e cães de fazenda. Eles trabalham com o gado, guardam a propriedade e até mesmo puxam carrinhos.

Duas variedades do collie são o de pelo áspero, ou collie de pelo longo, e o de pelo macio, ou collie de pelo curto. As duas variedades podem cruzar, e os dois tipos podem aparecer na ninhada. O tipo para a raça foi determinado após 1860 quando a Rainha Vitória adicionou um casal ao seu canil. Aprovação real geralmente desencadeia uma onda de popularidade, e os collies ficaram conhecidos como companheiros leais da família, além de serem cães de trabalho.

Obviamente, quase todo mundo conhece a "Lassie," seja através do filme ou pela série de televisão, onde ela (na verdade ele) estava sempre salvando Timmy, e  "Lad" e amigos das histórias de Albert Payson Terhune. Um collie de pelagem áspera da cor marta é reconhecido mundialmente como um "cão Lassie." Hoje os collies de pelo macio trabalham como guias para cegos, mostrando que mantiveram sua inteligência e capacidade de treino.

Artigos Relacionados