Lébrel irlandêses são amorosos, gentis e sensíveis, mas seu tamanho é uma consideração importante. Eles são do tamanho de uma pessoa e os donos devem se planejar de acordo.
Lébrel Irlandês Num piscar de olhos
O Lébrel irlandês prefere o clima frio e sempre procura um chão duro e frio nos meses de verão.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 54,43-70,31 kg
Fêmea: 47,63-61,24 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 81,28 cm
Fêmea: 76,20 cm
Características:
Dolicocefálico (cara longa)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia
Nível de Energia: Descontraído
Faixa de Longevidade: 5-7 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada
Criado Para:
Perseguir lobos, alces
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Pelagem dupla, lisa, pelagem dura
Cores: Cinza, rajado, vermelho, preto, branco, fulvo
Cuidados com a Higiene: Moderado
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Cães de caça e presa
Classificação do UKC: Hounds de Visão e Cães Primitivos
Prevalência: Mais ou menos
A característica que define o Lébrel irlandês é sua altura imponente; é a raça mais alta de cães. Mas um bom lébrel é mais do que apenas um cão alto. É um cão robusto, mas ágil, capaz de derrubar e matar animais grandes. Tem um corpo de galgo, só que maior e mais parrudo. As patas são longas, o corpo comparativamente estreito, o lombo um pouco arqueado, o peito profundo e a cintura moderadamente pequena. Assim como a maioria dos hounds de visão, a cauda é longa e portada baixa.
Adicione a isso uma pelagem áspera, em cerdas, e você terá um cão que pode suportar o frio, tempo úmido, e correr através de arbusto espesso sem se arranhar. Donos de lébrel irlandês diriam que a melhor parte da pelagem são as sobrancelhas longas e distintivas e a barba que dão uma expressão de nobreza.
O quanto esses gigantes gentis podem ser grandes? Os machos têm pelo menos 81,28 centímetros de altura, e 91,44 centímetros não é incomum. Eles pesam pelo menos 54,43 quilogramas; novamente, vários pesam bem mais. Mesmo se eles se curvassem (coisa que nunca fazem), ainda seriam um cachorrão!
Personalidade:
O Lébrel irlandês tem um coração tão grande quando ele. São gentis, nobres, sensíveis e fáceis de conviver. Apesar do fato de que eles conseguem correr em grande velocidade, a maior parte de suas ações pela casa é decididamente em câmera lenta, e eles definitivamente não são o melhor exemplo de obediência imediata. Eventualmente eles vão prestar atenção em você, mas no tempo deles!
Logo abaixo da superfície do exterior gentil está a natureza de um caçador perseguidor, então donos de Lébrel irlandêses devem ficar atentos em campo aberto. Assim como todos os hounds de visão, os Lébrel irlandêses amam perseguir animais que estão correndo para longe deles, e pode levar um tempo até eles atenderem seu chamado para voltarem. Ainda assin, o Lébrel irlandês em geral é um cidadão exemplar com outros cães, animais de estimação e crianças. Seu tamanho enorme costuma ser o bastante para assustar os intrusos; isso é bom, já que a maioria dos Lébrel irlandêses é pacífica e não são bons cães de proteção.
Morando Com:
A maior consideração que qualquer futuro dono em potencial de um Lébrel irlandês precisa fazer é a questão do tamanho. Esses cães precisam de espaço para se esticarem e ficar confortáveis; eles são do tamanho de uma pessoa — uma pessoa que ocupa ainda mais espaço, porque não anda em pé. Eles gostam de uma vida tranquila, e desde que você os leve para uma boa caminhada ou corrida uma vez por dia, ficarão contentes em se espalhar ao redor da casa. Pense além da sua casa; onde esse cão enorme vai andar no seu carro? Você consegue controlar um cão tão grande? E se você tiver que carregá-lo porque ele está doente ou machucado? Lembre-se que tudo relativo a um cão grande também é grande: conta de ração grande, conta de remédios grande, conta de hospedagem grande — então pense grande!
O Lébrel irlandês prefere o tempo frio ao quente e sempre vai buscar um chão frio e duro nos meses de verão. Calos sempre se formam nos cotovelos por causa disso, e podem ser desagradáveis e até mesmo desconfortáveis para o cão.
O cuidado com a higiene não é difícil. O pelo não embaraça, mas a pelagem deve ser escovada umas duas vezes por semana e pelos mortos devem ser retirados (arrancados) duas vezes por ano. Caso contrário o cão vai ficar parecendo despenteado e mal cuidado. O Lébrel irlandês não troca o pelo. A barba pode ficar suja de comida e deve ser lavada regularmente, e escorre depois que o cão bebe água.
História:
O Lébrel irlandês tem origens antigas, e há citações dele em 391 AC em Roma, quando ele ficou famoso como gladiador e perseguidor. Um Lébrel irlandês chamado Aibe tem a fama indireta de começar uma guerra no século XII, quando seu dono se recusou a receber 4.000 vacas do Rei de Ulster em troca dele.
Na Irlanda, esses cães imponentes eram os favoritos dos chefes Irlandeses para caçar lobos e alce irlandês. Tal era sua coragem que o nome da raça na Irlanda é Cu Faoil; "Cu" significa corajoso.
No fim dos anos 1800, o Lébrel irlandês foi quase extinto na Irlanda por causa da prática de dar embora um Lébrel irlandês para a nobreza que estivesse visitando, a extinção dos lobos na na Irlanda, e a fome de 1845 na Irlanda. O Lébrel irlandês de hoje foi recriado dos últimos exemplares existentes cruzados com o Lébrel escocês, Dogue Alemão, borzoi, e Lobo tibetano. Até o final dos anos 1800, a raça já prosperava novamente, e permanece sendo uma das raças mais reconhecidas e admiradas no mundo.