Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Cão de Água Português

 

Ideal para donos que querem um cão de porte médio, inteligente e ativo, o Cão de Água Português requer um alto nível de atividade física e prefere estar com seus donos.

Cão de Água Português Num piscar de olhos
The German Shorthaired Pointer Dog Breed

Os Cães de Água Portuguêses foram originalmente usados para conduzir peixes para as redes e recuperar redes e equipamentos quebrados que caíram do barco.

Faixa de Peso:

Macho: 42-27,21 kg

Fêmea: 35-22,68 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 55,88 cm

Fêmea: 48,26 cm

Características:

Orelhas caídas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia

Nível de Energia: Altamente enérgico

Faixa de Longevidade: 10-14 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Moderada

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta

Criado Para:

Ajudar na pescaria

 

Comprimento: Médio

Características: Crespo

Cores: Branco, preto, marrom, sólido ou com branco

Cuidados com a Higiene: Alto

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Cães de Trabalho

Classificação do UKC: Cão de Caça 

Prevalência: Mais ou menos

Cães de Água Portuguêses são cães de tamanho médio pesando de 15,88 a 27,22 quilogramas.

Os machos têm 20 a 58,42 centímetros no ombro; as fêmeas são menores com 43,18 a 53,34 centímetros de altura. O corpo é bem musculoso e feito para o trabalho. A cabeça é mais longa do que o focinho e as orelhas são caídas. Cães de água geralmente atingem a maturidade em 1 a 2 anos de idade, embora atinjam o tamanho pleno por volta de 6 a 8 meses.

O Cão de Água Português tem duas variedades de pelagem. Uma é compacta e enrolada, e a outra é ondulada com um leve brilho. Esses cães não têm subpelo e não trocam de pelo. Eles são tosados com "corte de leão" (face e traseira raspados) ou um "corte de retriever" (pelo cortado uniformemente em uma polegada). A cor da pelagem é preta, branca ou vários tons de marrom. Combinações de preto ou marrom e branco também são vistas. Os cães com pelo preto, branco, ou preto e branco têm pele azulada.

O Cão de Água Português precisa de escovação frequente para evitar formação de nós e embaraçar. Escovar e pentear todo dia é altamente aconselhável, e eles precisam de banho e cortes frequentes. É um cão de alta manutenção.

Personalidade:

Cães de Água Portuguêses são cães ativos, precisando de um alto nível de atividade física por causa de sua história de trabalho. Embora sejam independentes por natureza, eles não são bons cães de canil e preferem estar com seus donos. Cães de água são extremamente inteligentes e precisam de atividades que os mantenham ocupados para evitar comportamento destrutivo como mastigar e cavar. Precisam ser mantidos em um quintal grande e cercado para evitar que vagueiem.

Cães de água são muito espertos e independentes. Precisam de tempo ao ar livre e, fiéis ao nome, eles amam água.

Morando Com:

Cães de Água Portuguêses precisam de muita interação com as pessoas. Toleram bem outros cães e gatos se forem criados com eles. Entretanto, outros animais de estimação como roedores, aves e répteis devem ser mantidos fora de alcance.

Alguns criadores anunciam os Cães de Água Portuguêses como sendo hipoalergênicos porque eles não perdem pelo. Isso pode ou não ser verdade dependendo da pessoa e de sua sensibilidade. Antes de investir em um cão d'água, faça a pessoa alérgica visitar a casa do criador e interagir com os cães para determinar o nível de tolerância.

Cães de Água Portuguêses são ideais para donos que querem um cão de porte médio, inteligente e ativo. São bons cães de guarda, mas seu tamanho os impede de serem bons cãos de proteção. Cães de água não confiam em estranhos.

Cães de Água Portuguêses costumam viver de 10 a 14 anos.

História:

O Cão de Água Português é uma raça antiga que provavelmente se originou das estepes da Ásia central por volta de 700 AC. Como eles chegaram em Portugal, seja trazidos pelos Berberes (que se tornaram os Mouros em séculos posteriores) ou pelos Godos, está aberto a discussão. O último pode ter alguma validade porque os cães dos Ostrogodos eventualmente se tornaram o poodle, e o poodle e o Cão de Água Português têm muitas características em comum.

Cães de Água Portuguêses foram usados para conduzir peixes para as redes e recuperar redes e equipamentos quebrados que caíram do barco; também atuavam como mensageiros entre pescadores e do navio à praia. Quando a pescaria diminuiu no início do século XX, a raça começou a sofrer o mesmo destino dos pescadores portugueses. Dr. Vasco Bensuade iniciou esforços para salvar a raça nos anos 1930. Em 1958, dois Cães de Água Portuguêses entraram nos Estados Unidos em um programa de intercâmbio de raças raras. A popularidade do Cão de Água cresceu lenta, mas constantemente. Em 1 de janeiro de 1984, o Cão de Água Português foi aceito no grupo de cães de trabalho pelo American Kennel Club.

O Cão de Água Português é excelente em obediênca e é membro do grupo de trabalho. A raça é um companheiro cativante e ativo.

Artigos Relacionados