Um cão independente, teimoso e de gênio forte, o Pointer Inglês é considerado um cão mais adequado para o campo por causa de sua necessidade de exercício e energia sem limites.
Pointer Inglês Num piscar de olhos
Pointers ingleses são conhecidos como cães de caça por causa da pose característica que assume quando captura o odor da presa.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 24,95-34,0 kg
Fêmea: 19,96-29,94 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 55,88-66,04 cm
Fêmea: 21-60,96 cm
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 12-14 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
Aponte
Pelagem:
Comprimento: Curto
Características: Liso
Cores: Preto com ou sem branco, limão com branco ou sólido, preto com branco ou sólido, laranja com branco ou sólido
Cuidados com a Higiene: Baixo
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Esportistas
Classificação do UKC: Cão de Caça
Prevalência: Comum
Pointers ingleses crescem até 58,42 a 71,12 centímetros de altura e podem pesar desde 20 a 33 quilogramas.
A cabeça tem uma aparência distinta de cinzel e o focinho é longo. As orelhas são inseridas bem alto na cabeça e pendem. O pescoço é longo, e o corpo é forte, lustroso e gracioso.
A pelagem do pointer é curta e macia. O mais frequente é ser branca com manchas de limão, preto, fígado ou laranja; a pelagem também pode ser sólida em uma dessas cores. Alguns pointers são tricolor.
Pointers vivem por volta de 12 a 14 anos.
Personalidade:
Pointers ingleses são considerados mais independentes do que muitas outras raças de cães. Um pointer de uma linha de trabalho pode ser ativo e empolgado demais para ser um bom animal de estimação da família. Alguns são geniosos e teimosos.
Muitos pointers, contudo, são criados para exibição, e os cães dessa linha podem virar bons animais de estimação da família que são pacientes com crianças, bons com outros animais e calmos dentro de casa. Eles não são considerados cães de guarda, mas avisam seus donos quando estranhos se aproximam.
Todos os pointers têm um forte instinto de caça, e não é incomum encontrar cães de 2 meses apontando.
Morando Com:
Pointers ingleses são cães de caça de trabalho em seus corações e não são adequados para a vida em apartamento ou na cidade.
Mesmo aqueles que são bons animais de estimação de família ainda precisam de muito exercício, porque a energia deles parece não ter fim. Sem exercício adequado, eles provavelmente se tornarão infelizes e destruidores. Treinamento de obediência desde cedo é recomendado já que eles podem ser geniosos.
Como os pointers têm pelo curto, todo o cuidado necessário costuma ser uma escovada rápida ou massagem duas ou três vezes por semana. Esses cães perdem pelo em quantidade média. Eles precisam ser protegidos do tempo frio porque sua pelagem é curta.
História:
Pointers ingleses (ou simplesmente "pointers," como a raça é reconhecida pelo AKC) são cães de caça que receberam o nome pela pose característica que assumem quando capturam o cheiro da caça. Eles ficam parados com a cabeça abaixada e o nariz apontado na direção da caça; a cauda é portada horizontalmente, alinhada com a cabeça e as costas. Uma perna é erguida e dobrada no punho. A direção para onde o cão aponta guia o caçador até a caça.
Pointers eram usados na Europa desde os anos 1600 para localizar lebres, que então eram perseguidas pelos galgos. No século seguinte, pointers se tornaram o cão preferido dos caçadores e se mostraram habilidosos em apontar e rastrear. Pointers são conhecidos por trabalharem duro e com grande velocidade e resistência e por seu faro excepcional.
Sua descendência exata não é muito conhecida, mas acredita-se que inclua o bloodhound, foxhound e galgo. Alguns historiadores da raça dizem que os Terra-Nova, setter e até bulldog também estã na mistura, mas ninguém sabe ao certo.