Curly-coated retrievers são equilibrados, inteligentes, afetuosos e altamente enérgicos. Preferem passar tempo com a família ao invés de serem deixados sozinhos do lado de fora; contudo, precisam de muito exercício.
Curly-Coated Retriever Num piscar de olhos
A pelagem do curly-coated retriever tende a ser oleosa, o que faz dele uma péssima escolha para pessoas alérgicas.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 27,21-31,75 kg
Fêmea: 27,21-31,75 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 66,04 cm
Fêmea: 60,96 cm
Características:
Orelhas caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Alto
Faixa de Longevidade: 8-12 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Baixa
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada
Criado Para:
Buscar caça na água
Pelagem:
Comprimento: Curto
Características: Encaracolado
Cores: Preto, fígado
Cuidados com a Higiene: Baixo
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Esportistas
Classificação do UKC: Cão de Caça
Prevalência: Mais ou menos
O curly-coated retriever tem uma pelagem que consiste de cachos unidos e à prova d'água que proporcionam excelente proteção contra água gelada e espetos.
Esses cães são pretos ou fígado, e alguns podem ter um pouco de pelo branco. A pelagem tende a ser oleosa, o que faz dele uma péssima escolha para pessoas alérgicas.
O curly-coated retriever tem cerca de 25 a 68,58 centímetros de altura e pesa de 29 a 36 quilogramas. A cabeça é longa, e as orelhas são inseridas bem baixas. Este cão é ágil e musculoso, mas ainda assim gracioso.
Curlies vivem de oito a doze anos.
Personalidade:
Curly-coated retrievers são cães equilibrados e afetuosos que se dão bem com crianças e preferem estar com sua família humana a ficar sozinhos do lado de fora. São cães altamente enérgicos, contudo, e talvez sejam indisciplinados demais para crianças pequenas.
Em geral, curly-coated retrievers são considerados inteligentes e fáceis de treinar. Entretanto, dizem que alguns indivíduos da raça podem ser teimosos e que os Curlies amadurecem devagar, então pode demorar um pouco mais para treiná-los em comparação com outros retrievers.
Curly-coated retrievers podem ser bastante reservados perto de estranhos e protegem a família mais do que algumas outras raças esportivas. Devem ser socializados cuidadosamente desde que são jovens para evitar excesso de timidez perto de estranhos.
Morando Com:
Curly-coated retrievers são cães esportistas de coração, então precisam de muito exercício. Não são adequados para viver em apartamento; precisam de um quintal de tamanho considerável onde possam brincar. O curly é mais adequado para uma família ativa que inclua o cão na vida doméstica e atividades ao ar livre da família. Curlies prosperam especialmente na natação e na busca.
A raça solta pelo em quantidade média. A pelagem é fácil de cuidar e precisa apenas de escovação rotineira para se manter em excelentes condições. Se a escovação deixar o pelo frisado, basta molhar o pelo para restaurar os cachos. Alguns donos de curly-coated retrievers nunca escovam seus cães, apenas dão banho de vez em quando. Por causa da pelagem oleosa, você deve dar banho nesse cão pelo menos três vezes por ano.
História:
O curly-coated retriever é um cão de trabalho com caça que teve origem na Inglaterra talvez desde 1700. Sua descendência exata se perdeu há muito tempo, mas ele provavelmente descende de cruzamentos do velho English water dog, cão d'água irlandês, um tipo pequeno de Terra-Nova, e mais tarde, talvez até do poodle. Fiel à sua herança, Curlies são ótimos nadadores e caçadores.
O curly-coated retriever é uma das raças mais antigas de retrievers da Grã-Bretanha e foi mostrado pela primeira vez na Inglaterra por volta de 1860. De acordo com o Curly-Coated Retriever Club of America, esta foi a primeira raça classificada como retriever e exibida em uma exposição de cães. De todas as raças de pelo cacheado, o curly-coated retriever tem a distinção de ser nomeado pela sua pelagem cacheada, o que pode ser uma indicação de que este cão foi o primeiro de todas as raças de pelagem cacheada.
Alguns historiadores descrevem esses cães como os "operários" dos retrievers, porque porque tendem a ter como donos caçadores e contrabandistas, e não aristocratas. Curly-coated retrievers eram "carniceiros" que encontravam aves deixadas para trás por outros cães.
Nos Estados Unidos, o curly-coated retriever foi introduzido no início dos anos 1900 mas permanece uma raça relativamente rara, embora tenha muitas qualidades que fazem dele um ótimo cão esportista e cão de família. Em 1994, por exemplo, era o número 123 das 137 reconhecidas até então pelo American Kennel Club.